História































Comemora-se neste ano lectivo de 1997-1998 o centenário do Início do Ensino da

Electrotecnia

na Academia Politécnica do Porto

Em 1932, durante o 1º Congresso Nacional de Engenharia, o Professor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Luís Couto dos Santos iniciava a sua comunicação ao congresso com os seguintes parágrafos:

"O ensino da electrotecnia é já antigo, na secular escola de Engenharia Portuense, porquanto foi criado em 1898, na Academia Politécnica com a cadeira de Tecnologia Industrial e electrotecnia, regida desde então pelo falecido Professor Dr. José Pedro Teixeira.
No entanto, o ensino desenvolvido constituindo um ramo especial da engenharia, só começou em 1915, com a reforma da velha Escola, que passou a designar-se Faculdade Técnica".

A consulta da documentação disponível permite conhecer os diversos aspectos deste facto histórico.




Os cursos para engenheiros civis na Academia Politécnica do Porto regiam-se por um regulamento de 1888, modificado por decretos de 1890 e de 1894. Toda essa regulamentação apresentava sérios constrangimentos ao desenvolvimento do ensino na Academia e, por isso, o Conselho Académico várias vezes reclamou alterações ao Governo, através do conselho Superior de Instrução Pública.
Em 2 de Abril de 1895 foi enviado ao Governo um novo Relatório e Projecto Sobre a Reorganização dos Cursos da Academia Politécnica. Nesse relatório é apresentada a cadeira bienal de Tecnologia Industrial com uma primeira parte de Física Industrial e uma segunda parte de Química Industrial.Esta cadeira destinava-se aos alunos dos diferentes cursos gerais de engenharia civil.

Por Decreto de 8 de Outubro de 1897 foi substituída a cadeira de Comércio por uma cadeira de Tecnologia Industrial que compreenderia principalmente o ensino da Electrotecnia e das Indústrias Químicas, mas apenas para os alunos do Curso de Engenheiros Civis Industriais.

Nesse ano lectivo de 1897-1898 iniciou-se o ensino dessa 17ª cadeira, Tecnologia Industrial , no dia 4 de Novembro de 1897.

Foi lente da cadeira o Dr. José Pedro Teixeira (1857-1925).

Apesar do que o decreto criador estabelecia, o programa da cadeira de Tecnologia Industrial foi sempre, e exclusivamente, de matérias de Electrotecnia.
Nessa cadeira foi seguido o livro de Éric Gerard "Leçons sur L'Électricité";  que reproduzia o curso ministrado no Instituto Electrotécnico de Montfiore anexo à Universidade de Liége.

Este ensino da Electrotecnia iniciou-se na Academia Politécnica do Porto num momento em que na cidade existiam já centrais produtoras de energia eléctrica, iluminação eléctrica pública nas ruas centrais da cidade, carros eléctricos e industrias de galvanoplastia.

Na actualidade é a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto a Escola herdeira das tradições e do ensino da Electrotecnia que há um século se iniciou na Academia Politécnica do Porto.


São elementos de consulta bibliográfica:

- Anais da Academia Politécnica
- A. Magalhães Basto; "Memória Histórica da Academia Politécnica", Porto 1937
- Cândido dos Santos; "Universidade do Porto - raízes e memórias da instituição", Porto 1997



Manuel Vaz Guedes
Agosto-1997