Prof. Adriano de Paiva
 

 

 

 

 

 

 

 

 

Biografia



Adriano de Paiva de Faria Leite Brandão
nasceu em Braga em 1847 e faleceu em 1907

Frequentou a Universidade de Coimbra onde obteve o bacharelato na Faculdade de Matemática e se doutorou (1868) na Faculdade de Filosofia.

Em 1872 foi nomeado professor da Academia Politécnica do Porto e colocado na 9ª cadeira (Química); depois transitou para a cadeira de Física, onde seguia um programa com carácter geral apoiado em bibliografia de grande divulgação. No ano lectivo de 1877-1878 regia a 8ª cadeira (Física teórica e experimental) que era comum a diversos cursos ministrados na Academia Politécnica do Porto.

Foi nomeado sócio correspondente da Academia de Ciências de Lisboa (1881), foi sócio do Instituto de Coimbra, foi sócio fundador da Sociedade de Instrução do Porto, foi sócio fundador e perpétuo da Societé des Electriciens de Paris e foi presidente de honra desta Sociedade para Portugal.

O rei D. Luís I criou em 1877 em favor do Prof. Adriano de Paiva o título de Conde de Campo Belo, fazendo-o, também, Par do Reino.

Desempenhou funções de Presidente da Direcção da Companhia Geral de Agricultura das Vinhas do Alto Douro e de Vice-Presidente da Comissão de Cultura do Tabaco no Douro.

A bibliografia conhecida do Prof. Adriano de Paiva inclui apenas três títulos:

"Apreciação do Sistema das Causas Actuais", dissertação apresentada na Faculdade de Filosofia da Universidade de Coimbra em 1868;

"Exposição dos Princípios Fundamentais da Termodinâmica", Coimbra 1872, folheto com funções didácticas apresentado em concurso para um lugar de professor na Academia Politécnica do Porto; e

"La Télescopie Électrique Basé sur l'Emploi du Selenium", Porto 1880, folheto onde estão reunidos alguns artigos de prova da prioridade da ideia de aplicação do selénio num aparelho de visão de objectos distantes.



Manuel Vaz Guedes
Setembro-1998