Contexto

  

 

 

 

 

  


As reflexões que conduziram à aplicação do selénio na telescopia eléctrica foram feitas em 1878 pelo Doutor Adriano de Paiva no seio de uma sociedade nacional,

com hábitos intelectuais próprios - no modo de formular as ideias e de as divulgar,

com actitudes científicas -importação e comentário de ideias originais, e

com comportamentos entre pessoas - de mútua consideração pessoal e mútuo monosprezo intelectual,

e num momento em que na Electrotecnia, mas em âmbito internacional,

se afirmavam uma autonomia de factos científicos e de métodos de trabalho, que estava já codificada em obras fundamentais de síntese, como o tratado de J. C. Maxwell (1873), e

existia uma tecnologia própria que tinha já grande influência nas Comunicações, na Iluminação e na Indústria Electroquímica.

Depois de apresentada a ideia do Prof. Adriano de Paiva (1878), e depois dos actos de defesa da sua prioridade (1880), o contexto nacional e o comportamento da classe científica propiciaram o esquecimento do Prof. Adriano de Paiva e impediram o reconhecimento do verdadeiro valor da sua ideia.

Mas, a ideia do Prof. Adriano de Paiva sobre a aplicação do selénio na telescopia eléctrica é original e constitui um muito pequeno contributo científico nacional, que deve ser realçado, face à insignificante participação dos portugueses no desenvolvimento da Electrotecnia.


Manuel Vaz Guedes
Setembro-1998