A importância das fontes de energia renováveis num sistema produtor tem vindo, ao longo dos últimos anos, a aumentar, principalmente devido às medidas impostas pela União Europeia e pelo resultado do Protocolo de Quioto em que que vários países, incluindo Portugal, assumiram compromissos na redução dos gases que contribuem para o agravamento do efeito de estufa.

Assim Portugal assumiu uma posição cimeira no que diz respeito à implementação e exploração dos recursos renováveis a grande escala, sendo que a exploração hídrica e eólica assumem uma parcela importante na produção de energia, destacando-se de outras fontes de energia renovável.

Portugal ocupa o sexto lugar no Ranking europeu e o nono a nível mundial no que respeita à inserção e exploração da Energia eólica.

Assim, com a forte penetração de energias renováveis no sistema eléctrico produtor, pretende-se nesta dissertação criar uma aplicação computacional que permita perceber o impacto global nos índices de fiabilidade de todo o sistema produtor.

Através dos índices
LOLP (Loss Of Load Probability) e LOLE (Loss Of Load Expectacion) do sistema produtor, a aplicação Impactus permitirá avaliar o risco de perda de carga, reflectindo a importância das produções hídrica e eólica no sistema global.

Estes estudos são ainda importantes para avaliar o impacto que as calendarizações das acções de manutenção podem ter na fiabilidade do sistema.

Enquadramento
Impacto na Fiabilidade - Enquadramento
Copyright 2011 FEUP - última actualização 23-06-2011