Resultados
Impacto na Fiabilidade - Resultados
Copyright 2011 FEUP - última actualização 23-06-2011
Os resultados obtidos encontram-se dividos em quatro partes. Uma análise individual para cada ano desde 2009 até 2011 e um análise comparativa dos três anos analisados.

No ínício desta análise é possivel encontrar os aspectos gerais para cada ano (configuração do sistema produtor térmico e manutenção programada)
Análise para o ano de 2009
Neste ponto é possível analisar os resultados referentes para o ano de 2009. Foram ainda exploradas as diversas funcionalidades da aplicação de modo a exemplificar as características dos resultados obtidos por diversas condições de execussão e explicar as considerações feitas para o cálculo dos índices de fiabilidade nos anos seguintes.
Análise para o ano de 2009
Análise para o ano de 2010
Introdução
Neste ponto é possível analisar os resultados dos índices de fiabilidade do ano de 2010. É feita ainda uma análise mais cuidada da influência da manutenção programada dos grupos produtores térmicos nos índices de fiabilidade obtidos.
Análise para o ano de 2010
Análise para o ano de 2011
Neste ponto é possível encontrar os resultados relativos ao cenário considerado e descrito neste ponto, que visam a análise da redução da capacidade térmica e a consideração da manutenção programada em meses pouco frequentes.
Análise para o ano de 2011
Análise Global
Neste ponto são apresentados os resultados relativos aos três anos analisados com as mesmas condições de cálculo (quatro períodos diários considerando as pontas de carga).
Na figura anterior é possível verificar a influência da manutenção dos grupo produtores térmicos no agravamento dos índices de fiabilidade.

Verifica-se que no ano de 2010 a mantenção programada não afectou consderávelmente os índices de fiabilidade apresentados nesse ano.
A figura anterior reúne os índices de fiabilidade referentes aos três anos analisados nas várias conbinações diponibilizadas pela aplicação.

Verifica-se a importância, em qualquer dos anos, das produções hídrica e eólica. Na ausência destas produções os índices de fiabilidade revelar-se-iam inaceitáveis.

Constata-se o facto de a produção hídrica e eólica virem a assumir ao longo deste anos um importância cada vez maior na satizfação da carga. Esse facto é verificado pelo agravamento dos índices de fiabilidade na ausência destas produções entre 2009 e 2011.

A diferença entre 2009 e 2010 revela-se na disponibilidade hídrica, visto 2009 se tratar de um ano seco e 2010 um ano húmido.

A maior capacidade de produção eólica e a maior disponibilidade hídrica verificada em 2010 permitiu a melhoria da fiabilidade do sistema produtor. Essa melhoria permitiu reduzir em 2011 a capacidade térmica existente e mesmo com um manutenção programada mais austera os índices de fiabilidade não foram colocados em causa.
Análise Global 2009-2011
Capítulo Completo