Solucoes propostas

Serao varios as solucoes propostas para este projecto. Contudo todas eles serao baseados no seguinte sistema:

Solucao 1

Neste primeiro metodo sera aplicado o seguinte procedimento:

  1. Background Subtraction com Background ESTATICO.
  2. Segmetacao da imagem pela cor da bola
  3. Aplicao de operacoes de morfologicas
  4. Filtragem da bola por tamanho
  5. Analise dos resultados
O algoritmo a aplicar para o metodo 1 pode ser visto na imagem seguinte.

  Algoritmo do metodo 1.

Solucao 2

Este metodo consiste na subtracao de imagens adjacentes, efectuando-se tambem uma segmentacao da imagem pela cor da bola, seguindo-se uma filtragem pelo seu tamanho. Neste segundo metodo, serao aplicados o seguinte procedimento: Nesta solucao sera dado mais destaque a identificacao e seguimento da BOLA.

  1. Background Subtraction com Background DINAMICO.
  2. Binarizacao da imagem definindo um determinado Threshold
  3. Aplicacao da operacao morfologica Erosao com 1 iteracao
  4. Segmentacao da imagem pela cor da bola
  5. Filtragem por area dos objectos.
  6. Identificacao da BOLA
  7. Analise dos resultados
O algoritmo a aplicar neste metodo pode ser observado na figura seguinte.

  Algoritmo do metodo 2.

Solucao 3

Este metodo foi desenvolvido de forma a melhorar a performance do segundo metodo no que diz respeito ao elevado numero de Falsos Positivos. A ideia consiste em efectuar uma analise pixe a pixel e eliminar os candidatos a bola que ocupem a area do corpo dos jpogadores.

  1. Background Subtraction com Background DINAMICO.
  2. Binarizacao da imagem definindo um determinado Threshold
  3. Aplicacao da operacao morfologica Erosao com 1 iteracao
  4. Segmentacao da imagem pela cor da bola.
  5. Filtragem dos candidatos a bola area.
  6. Conjugacao deste resultado com o BLOB dos jogadores obtidos por Static Background Subtraction.
  7. Determinacao da area da bola
  8. Determinacao das coordenadas da bola
  9. Analise dos resultados
O algoritmo diagrama de fluxo deste metodo pode ser visto na imagem seguinte.

  Algoritmo do metodo 3.

O algoritmo da eliminacao dos pixeis correspondentes ao jogadores pode ser visto no diagrama de fluxos da figura seguinte.

  Algoritmo para a eliminacao dos Falsos Positivos.

Solucao 4

O quarto metodo foi o mais complexo dos quatro. Este metodo consiste na conjucao dos metodos anterirmente desevolvidos com a introducao de uma Regiao de Interesse. O principio de funcionamento deste algoritmo consiste na definicao pelo USER de uma janela em volta da bola, onde serao depois aplicadas tecnicas de detecao da bola e dos jogadores.

  1. Definicao de uma ROI(Region Of Interest)
  2. Aplicacao dentro da janela da Subtracao de Imagens Adjacentes com segmentacao por cor da bola.
  3. Detecao da bola
  4. Se a bola nao for identificada sera aplicado um Static Background Subtraction
  5. Detecao da bola
  6. Se a bola nao for identificada sera ampliada a janela e sera realizada uma detecao do jogador com base novamente em Static Background Subtraction
  7. Determinacao das coordenadas da Bola e/ou Jogador com base no seu centro de massa
O diagrama de fluxo deste algoritmo pode ser observado na figura seguinte.

  Algoritmo do metodo 4.

Determinacao da altura da bola

Para a determinacao da altura da bola utilizarei informacoes baseadas na area da bola, e na distancia a que esta se encontra da camara. Assim sendo, todas as bolas que tenham uma determinada Area A, estarao a uma determinada distancia D da camara.Uma pequena ilustracao sobre o assunto pode ser observada na figura seguinte:

Atraves de algumas formulas trignometricas sera possivel a obtencao da altura da bola.

Para que o Sistema fosse inicializado foi necessaria a recolha da variaveis de iniciacao. Para tal, foi efectuada a recolha das areas da bola em posicoes especificas(1m,2m e 3m).

Um dos problemas a ser resolvido trata-se do efeito de Motion Blur introduzido pela velocidade da BOLA. Como a Area da bola � a base para a determinacao da sua altura, o efeito de Blurring torna-se um problema a resolver. Para tal devo ter em consideracao que este efeito apenas sera notado no eixo de deslocacao da bola. Pelo que o RAIO da bola pode ser determinado no eixo perpendicular ao da deslocacao da BOLA.