Ferramentas de Utilizador

Ferramentas de Site


problema

Problema

Dados da indústria revelam que a procura por dispositivos WiFi está a aumentar mais rapidamente do que a capacidade suportada pelas redes sem fios e essa situação continuará a verificar-se, pelo menos, por algum tempo. A razão reside no facto de, atualmente, existir uma grande utilização de dispositivos moveis tal como computadores portáteis, smartphones, tablets, consolas de jogos, e etc. O poder de processamento, capacidade de memória, interface com o utilizador e interfaces de comunicação (WiFi, Bluetooth, redes celulares e NFC) destes dispositivos desenvolveram-se muito, por conseguinte os utilizadores desejam melhor conectividade e alta qualidade de serviço em qualquer lugar e em qualquer momento.

Apesar do conjunto de benefícios descritos anteriormente, o constante aumento dos dispositivos móveis equipados com WiFi, acarreta também novos desafios. As aplicações usadas pelos utilizadores dos mesmos estão na expectativa e algumas têm mesmo o requisito de utilizar alta largura de banda e elevada qualidade de serviço. Isso inclui o download de diversa informação em massa, tal como conteúdos multimédia, áudio e vídeo de alta definição, acesso a clouds, etc. Desta forma, o principal desafio consiste em desenvolver técnicas que contribuam e melhorem a capacidade e a conetividade das redes WiFi de forma omnipresente.

O facto das redes sem fios WiFi serem utilizadas em grande escala, aliado à falta de planeamento na instalação e na frequência de operação, fez com que surgissem ambientes de alta densidade, com uma grande quantidade de dispositivos a aceder ao meio. Dado que o meio de comunicação utilizado é partilhado com todos os dispositivos que estejam a operar na mesma área de cobertura geográfica e canal de comunicação, surgem problemas de conectividade e diversas interferências que reduzem a qualidade da experiência do utilizador.

Por conseguinte, existe uma enorme preocupação em reduzir a interferência e melhorar a conetividade, de forma a aumentar a qualidade de serviço prestada e tornar a experiência do utilizador mais positiva de acordo com as suas expectativas. Nesse sentido surgiram estudos e desenvolveram-se métodos na área do controlo da topologia, na atribuição de recursos rádio, na camada de controlo do acesso ao meio, nos protocolos de encaminhamento de dados e mesmo ao nível da aplicação.


Ferramentas de Página