Política de Qualidade


MELHORIA CONTÍNUA

(KAIZEN) Kaizen é uma expressão oriental que significa melhoria contínua. No trabalho tudo pode ser melhorado, nada é perfeito! TEMPESTADE DE IDÉIAS (BRAINSTORMING) Idéia é matéria preciosa no trabalho e é matéria-prima do Kaizen. A idéia vem da criatividade e da liberdade de pensar e falar. CRIATIVIDADE Criatividade é ter idéias novas para melhorias no trabalho. Empresas importantes e competitivas necessitam que cada profissional seja um idealizador, um inovador. A TÉCNICA DOS 6S's Os japoneses desenvolveram uma técnica de melhoria no ambiente de trabalho. Esta técnica chama-se 6S's e significa sensos de melhoria. São seis palavras fundamentais para a Qualidade e Produtividade no trabalho: - SEIRI - SEITON - SEISOO - SEIKETSU - SHITSUKE - SHIKARI-YAROH 1. SEIRI (senso de uso) - Elimine o que não necessita; - Acabe com os estoques além do necessário; - Deixe no local do trabalho apenas os materiais e equipamentos que você vai utilizar no momento, na quantidade certa. 2. SEITON (senso de organização) - Organize o seu local de trabalho; - Cada coisa no seu lugar e um lugar para cada coisa. a) O que for de uso constante, deixe ao alcance das mãos; b) O que for de uso eventual, coloque em segundo plano; c) O que não tiver previsão de uso, remova do seu local de trabalho; d) Identifique o local de cada coisa para que todos a encontrem com facilidade. 3. SEISOO (senso de limpeza) - Ambiente limpo é Qualidade; - A limpeza tem que ser resultado de atitudes preventivas: é proibido sujar. - Limpar tem que ser uma tarefa presente na rotina de trabalho. 4. SEIKETSU (senso de asseio/saúde) - A primeira imagem é aquela que fica gravada. Nos serviços, a apresentação do trabalhador é o ponto-chave para primeira impressão do cliente: Preocupe-se com... - Uniforme ou roupa limpa; - Cabelos bem cuidados, penteados e de preferência presos; - Nos homens, barba bem cuidada; - Sapatos limpos; - Postura: - Boa vontade expressa na aparência, no sorriso e na atenção; - Cabeça erguida e disposição para o trabalho. - Qualidade de vida. 5. SHITSUKE (senso de disciplina) - Seguir as regras e os passos do processo. - Atenção ao processo. - Faça certo como se fosse da primeira vez, sempre!!! 6. SHIKARI-YARO (disciplina no posto) - Tirou, guardou; - Abriu, fechou; - Emprestou, devolveu; - Acabou, repôs; - Estragou, consertou; - Saiu, voltou!

Certificação ISO 9000

ISO 9000 são normas internacionais para organização do Sistema da Qualidade de uma empresa. O interesse das empresas em implantar a ISO-9000 está principalmente na padronização dos processos, visando garantir uma qualidade constante. ISO quer dizer padrão e igualdade. É também a sigla de uma instituição chamada International Organization for Standardization (Organização Internacional de Normalização). ISO 9001: Modelo de norma para ciclo completo de produção: projeto, manufatura, instalações, controles finais e pós-venda. ISO 9002: Modelo para ciclos produtivos isentos de controle de projeto. ISO 9003: Modelo para produtos e serviços cujo ciclo produtivo compreende os controles finais e pós-venda. O que a ISO 9000 exige de uma empresa??? - Preparar o Manual da Qualidade descrevendo: - Política da Qualidade; - Definição de cargos e responsabilidades; - Produtos e serviços; - Aspectos táctico-estratégicos do ciclo produtivo. - Preparar manuais descrevendo os procedimentos e instruções de trabalho de cada área, relativos à Qualidade. - Definir funções e responsabilidades pela Qualidade. - Definir meios para medir, corrigir e melhorar o desempenho dos procedimentos. - Definir documentos que garantam a realização dos procedimentos.

GESTÃO DA QUALIDADE

A GESTÃO DA QUALIDADE E OS SEUS PRINCÍPIOS: Com o crescimento global da competição, a Gestão da Qualidade tornou-se cada vez mais importante para a liderança e gestão de todas as organizações. Os princípios da Gestão da Qualidade levam a compreensão e guiam na aplicação dessa gestão. Aplicando os seguintes 8 princípios, as organizações irão produzir benefícios para os consumidores, proprietários, pessoal, fornecedores e sociedade em geral. Princípio 1 – Organização orientada ao cliente As organizações dependem dos seus clientes e portanto devem perceber as presentes e futuras necessidades desses clientes, ir ao encontro dos seus requesitos, e tentar superar as suas espectativas. Princípio 2 – Liderança Os líderes estabelecem a direcção que toma a organização, Eles devem criar e manter um ambiente interno onde as pessoas possam se tornar totalmente envolvidas em conseguir os objectivos da organização. Princípio 3 – Envolvimento das pessoas As pessoas a todos os níveis são a essencia da organização e o seu completo envolvimento torna-as habilitadas a serem utilizadas para o benefício da organização. Princípio 4 – Basear-se nos processos Um resultado desejado é conseguido com mais eficiência quando os recursos e as actividades associados são geridos como um processo. Princípio 5 – Gestão baseada num sistema Identificando, percebendo, e gerindo um sistema de processos interligados para um dao objectivo melhora a efectividade e eficiência da organização. Princípio 6 – Melhoria Contínua A melhoria contínua deve ser um objectivo permanente para a organização. Princípio 7 – Tomada de decisão baseada nos factos Decisões e acções efectivas são baseadas na análise de dados e de informação. Princípio 8 – Relação de benefício mútuo com os fornecedores Uma organização e os seus fornecedores são independentes, e uma relação baseada no benefício mútuo favoriza a capacidade de criar valor. Definição do princípio da Gestão da Qualidade: Uma regra ou crença fundamental, para liderar e operar uma organização, basea-se em continuamente melhorar as performances durante o longo termo concentrando-se nos clientes enquanto se concretiza as necessiades dos accionistas. Links interessantes - Kaizeninc - Gestão da qualidade - ISO 9000 - Kaizen
Controle de Qualidade Indice Implementação do Controle de Qualidade