Política de Qualidade
MELHORIA CONTÍNUA
(KAIZEN)
Kaizen é uma expressão oriental que significa melhoria contínua.
No trabalho tudo pode ser melhorado, nada é perfeito!
TEMPESTADE DE IDÉIAS (BRAINSTORMING)
Idéia é matéria preciosa no trabalho e é matéria-prima do Kaizen. A idéia vem da criatividade e da liberdade de pensar e falar.
CRIATIVIDADE
Criatividade é ter idéias novas para melhorias no trabalho.
Empresas importantes e competitivas necessitam que cada profissional seja um idealizador, um inovador.
A TÉCNICA DOS 6S's
Os japoneses desenvolveram uma técnica de melhoria no ambiente de trabalho. Esta técnica chama-se 6S's e significa sensos
de melhoria. São seis palavras fundamentais para a Qualidade e Produtividade no trabalho:
- SEIRI
- SEITON
- SEISOO
- SEIKETSU
- SHITSUKE
- SHIKARI-YAROH
1. SEIRI (senso de uso)
- Elimine o que não necessita;
- Acabe com os estoques além do necessário;
- Deixe no local do trabalho apenas os materiais e equipamentos que você vai utilizar no momento, na quantidade certa.
2. SEITON (senso de organização)
- Organize o seu local de trabalho;
- Cada coisa no seu lugar e um lugar para cada coisa.
a) O que for de uso constante, deixe ao alcance das mãos;
b) O que for de uso eventual, coloque em segundo plano;
c) O que não tiver previsão de uso, remova do seu local de trabalho;
d) Identifique o local de cada coisa para que todos a encontrem com facilidade.
3. SEISOO (senso de limpeza)
- Ambiente limpo é Qualidade;
- A limpeza tem que ser resultado de atitudes preventivas: é proibido sujar.
- Limpar tem que ser uma tarefa presente na rotina de trabalho.
4. SEIKETSU (senso de asseio/saúde)
- A primeira imagem é aquela que fica gravada.
Nos serviços, a apresentação do trabalhador é o ponto-chave para primeira impressão do cliente:
Preocupe-se com...
- Uniforme ou roupa limpa;
- Cabelos bem cuidados, penteados e de preferência presos;
- Nos homens, barba bem cuidada;
- Sapatos limpos;
- Postura:
- Boa vontade expressa na aparência, no sorriso e na atenção;
- Cabeça erguida e disposição para o trabalho.
- Qualidade de vida.
5. SHITSUKE (senso de disciplina)
- Seguir as regras e os passos do processo.
- Atenção ao processo.
- Faça certo como se fosse da primeira vez, sempre!!!
6. SHIKARI-YARO (disciplina no posto)
- Tirou, guardou;
- Abriu, fechou;
- Emprestou, devolveu;
- Acabou, repôs;
- Estragou, consertou;
- Saiu, voltou!
Certificação ISO 9000
ISO 9000 são normas internacionais para organização do Sistema da Qualidade de uma empresa. O
interesse das empresas em implantar a ISO-9000 está principalmente na padronização dos processos,
visando garantir uma qualidade constante.
ISO quer dizer padrão e igualdade. É também a sigla de uma instituição chamada International
Organization for Standardization (Organização Internacional de Normalização).
ISO 9001: Modelo de norma para ciclo completo de produção: projeto, manufatura, instalações, controles
finais e pós-venda.
ISO 9002: Modelo para ciclos produtivos isentos de controle de projeto.
ISO 9003: Modelo para produtos e serviços cujo ciclo produtivo compreende os controles finais e
pós-venda.
O que a ISO 9000 exige de uma empresa???
- Preparar o Manual da Qualidade descrevendo:
- Política da Qualidade;
- Definição de cargos e responsabilidades;
- Produtos e serviços;
- Aspectos táctico-estratégicos do ciclo produtivo.
- Preparar manuais descrevendo os procedimentos e instruções de trabalho de cada área, relativos à Qualidade.
- Definir funções e responsabilidades pela Qualidade.
- Definir meios para medir, corrigir e melhorar o desempenho dos procedimentos.
- Definir documentos que garantam a realização dos procedimentos.
GESTÃO DA QUALIDADE
A GESTÃO DA QUALIDADE E OS SEUS PRINCÍPIOS:
Com o crescimento global da competição, a Gestão da Qualidade tornou-se cada vez mais importante para a
liderança e gestão de todas as organizações. Os princípios da Gestão da Qualidade levam a compreensão e
guiam na aplicação dessa gestão. Aplicando os seguintes 8 princípios, as organizações irão produzir benefícios
para os consumidores, proprietários, pessoal, fornecedores e sociedade em geral.
Princípio 1 – Organização orientada ao cliente
As organizações dependem dos seus clientes e portanto devem perceber as presentes e futuras necessidades
desses clientes, ir ao encontro dos seus requesitos, e tentar superar as suas espectativas.
Princípio 2 – Liderança
Os líderes estabelecem a direcção que toma a organização, Eles devem criar e manter um ambiente interno
onde as pessoas possam se tornar totalmente envolvidas em conseguir os objectivos da organização.
Princípio 3 – Envolvimento das pessoas
As pessoas a todos os níveis são a essencia da organização e o seu completo envolvimento torna-as
habilitadas a serem utilizadas para o benefício da organização.
Princípio 4 – Basear-se nos processos
Um resultado desejado é conseguido com mais eficiência quando os recursos e as actividades associados
são geridos como um processo.
Princípio 5 – Gestão baseada num sistema
Identificando, percebendo, e gerindo um sistema de processos interligados para um dao objectivo melhora
a efectividade e eficiência da organização.
Princípio 6 – Melhoria Contínua
A melhoria contínua deve ser um objectivo permanente para a organização.
Princípio 7 – Tomada de decisão baseada nos factos
Decisões e acções efectivas são baseadas na análise de dados e de informação.
Princípio 8 – Relação de benefício mútuo com os fornecedores
Uma organização e os seus fornecedores são independentes, e uma relação baseada no benefício mútuo
favoriza a capacidade de criar valor.
Definição do princípio da Gestão da Qualidade:
Uma regra ou crença fundamental, para liderar e operar uma organização, basea-se em continuamente melhorar
as performances durante o longo termo concentrando-se nos clientes enquanto se concretiza as necessiades
dos accionistas.
Links interessantes
- Kaizeninc
- Gestão da qualidade
- ISO 9000
- Kaizen