CONCLUSÃO

Depois destas simulações anteriores, testei se o conjunto da introdução de estrutras EBG quer no plano radiante e entre o patch radiante e plano terra podia ter os benefícios de cada um dos métodos (ganho e largura de banda).
       Quer com UC-EBG e EBG em cogumelo a melhoramentos nas suas características na simulação em HFSS. Verificamos que quando a antena é envolvida em EBG a melhor opção é em cogumelo. Visto que temos um melhor ganho e um ligeiro aumento da largura de banda.
       Devido a dificuldade em construir uma antena com EBG em cogumelo em 2 camadas não foi possivel verificar as melhorias vistas na simulação em HFSS. MAs verificamos que a antena UC-EBG em duas camadas melhora a suas caracteristicas.


Trabalhos Futuros

       A tecnologia de estruturas EBG ainda está em desenvolvimento na área das antenas. Existem muitas estruturas EBG ainda por explorar, isto é, ainda podemos alterar vários parâmetros como: vários tipos de dieléctricos, padrões periódicos, dimensões variados, etc.
       Verificamos que a sobreposição de estruturas de EBG pode trazer boas melhorias nesta área. Uma possibilidade de estudo mais aprofundado é a variação da dimensão de EBG nas várias camadas, utilização de dieléctricos diferentes em cada camada, e introduzir EBg por cima da antena.


Antenas com estruturas EBG (Electromagnetic Bandgap)
Antenas com estruturas EBG (Electromagnetic Bandgap)
Inicio           Dados               Conclusão           Links                 Contactos