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====== Jogos Digitais ====== Os licenciados em Informática podem tirar grandes vantagens em possuir competências no desenvolvimento de jogos digitais, não só como produto final da indústria do entretenimento, mas também pelas capacidades imersiva e de interatividade desta tecnologia, que podem potenciar, inclusivamente, a aprendizagem. O objetivo deste módulo é transmitir o conhecimento sobre o processo de desenvolvimento de jogos de computador, com ênfase particular nos aspetos relacionados com a programação utilizando um motor de jogo. ===== Conteúdos ===== O programa desta unidade curricular baseia-se no documento “IGDA Curriculum Framework”, com uma incidência predominante sobre as questões mais relacionadas com a programação de jogos de computadores. - Jogos de Computador: Conceito; enquadramento histórico; processo de desenvolvimento; aspetos psicológicos e sociais. - Design de Jogos de Computador: criação da estória, personagens, ambientes e níveis; mecânica do jogo; interação com o utilizador; documentação de suporte. - Programação de Jogos de Computador: Arquitetura de um motor de jogo; estruturas de dados e algoritmos; motor gráfico; motor de lógica; motor de física. Inteligência artificial. - Design Visual e Áudio: Criação das componentes visuais dos jogos de computador; criação do som e dos ambientes sonoros dos jogos de computador. ===== Pré-requisitos ===== Conhecimentos essenciais de programação, algoritmos e estruturas de dados. ===== Bibliografia ===== * Jeannie Novak, “Game development essentials”, Delmar Publishers, 2008. ISBN: 978-1-4180-4208-0 * Jesse Schell, “The Art of Game Design: A book of lenses”, Taylor & Francis, 2008. ISBN: 978-0-12-369496-6 * Steve Rabin (ed.), “Introduction to game development”, Charles River Media, 2010. ISBN: 978-1-58450-679-9 ===== Recursos adicionais ===== * Disponíveis [[recursos:start|aqui]] (apenas para participantes)