Design

home

 

 

 

 

 

 

Mission Statement

 

Customer Needs

 

Sketches

 

Brainstorming

 

Concept Development

CustomerNeeds

Our final client are those who are in need of a sheter to pass through that situations

Customer Needs

Customer Needs 1

 

POSSÍVEIS MATERIAIS
Os materiais empregados na estrutura do abrigo também representam um item importante; para a escolha destes materiais a preocupação com as características climáticas do local a serem ocupados deve ser considerado um fator primordial para o aumento da eficiencia do abrigo.
Abaixo, listamos possíveis materiais à utilizar na estrutura de vedação do abrigo:

CORTIÇA: A cortiça é a casca do sobreiro (Quercus Suber L), uma árvore nobre com características muito especiais e que cresce nas regiões mediterrânicas como Espanha, Itália, França, Marrocos, Argélia e Portugal.
Suas principais características são:

  • Leveza
  • Impermeabilidade a líquidos e a gases
  • Elasticidade e compressão
  • Ótimo isolante térmico e acústico
  • Combustão lenta
  • Resistência ao atrito
  • Totalmente natural
  • Reciclável
  • Biodegradável

http://www.realcork.org/imagens/image001.jpghttp://images01.olx.com.br/ui/2/81/72/34447972_2.jpg

USO DA CORTIÇA NA CONSTRUÇÃO CIVIL: Excelente isolante térmico, acústico e vibrático,  serve também para preenchimento de juntas de dilatação entre elementos de concreto, tijolos ou placas.
Pode ser utilizado em todos os componentes costrutivos, por exemplo: coberturas, paredes (exterior ou interior), em sub-pavimentos, pisos e acabamentos.
A cortiça pode ainda ser novamente transformado em grão, dando o chamado regranulado de cortiça expandida, utilizado na elaboração de betões leves (misturado com areia e cimento), bem como no preenchimento de espaços vazios em pavimentos e paredes.
Existem no mercado cortiças em placas com diferentes tamanhos, espessuras e acabamentos – parquet, ladrilhos, linóleos, piso flutuante - , nas cores originais ou não, é muito utilizado em pavimentos, sendo aplicado uma única peça ou placas de diversas dimensões.


http://www.realcork.org/imagens/image070.jpghttp://www.realcork.org/imagens/image069.jpg

Os pavimentos de cortiça são ótimos isolantes acústicos, térmicos, são resistentes e de fácil limpeza.  São indicados para todo tipo de edificação, desde escolas, lojas, hospitais, centros culturais, aeroportos, restaurantes, casas, entre outros.

A capacidade de isolamento da cortiça é muito expressiva, fator este que possibilita seu uso em diferentes áreas de trabalho da construção civil. São elas:

  • Açoteias e Terraços – isolamentos térmicos, de vibrações, de condensação de umidade e impermeabilização.
  • Muros e Telhados – isolamento térmico e prevenção de condensações.
  • Tabiques e Portas – isolamento térmico e acústico.
  • Paredes e Tetos – correção acústica, isolamento térmico, conforto ambiental e decoração.
  • Solos – isolamento vibrátil e térmico.
  • Pontes – isolamento térmico, juntas de descontinuidade/dilatação.


 

 

 

PVC (Policloreto de vinila)
http://www.stisolucoes.com.br/images/pvc.jpg

Figura XX: Placa de PVC
Fonte: http://www.stisolucoes.com.br

O PVC é um material ideal para as mais diversas aplicações. É o único material plástico que é 100% derivado do petróleo.

O PVC pode ser rígido ou flexível, opaco ou transparente, brilhante ou fosco e de diversas cores. Estas caraterísticas são obtidas com a utilização de plastificantes, estabilizantes, pigmentos, entre outros aditivos, usados na formulação do PVC para otimização do produto.
O PVC pode ser empregado em diversas áreas, entre elas:

  • Produtos médico-hospitalares: embalagens para medicamentos, bolsas de sangue, tubos para transfusão e hemodiálise, artigos cirúrgicos, além de pisos de salas.
  • Janelas, que oferecem ótimas resistência às mudanças de clima e à passagem dos anos, mesmo em ambientes corrosivos (beira-mar);
  • Revestimentos de paredes e pisos;
  • Brinquedos e artigos infláveis como bolas, bóias, colchões e barcos;
  • Artigos escolares;
  • Embalagens usadas para acondicionar alimentos, protegendo-os contra umidade e batérias. Estas embalagens são impermeáveis ao oxigênio e ao vapor, dispensando, assim, o uso de conservantes, preservando o aroma;
  • Garrafas para água mineral. São transparentes e leves;
  • Tubos e conexões utilizados na canalização de água e esgotos,
  • Mangueiras, que são flexíveis, transparentes e coloridas;
  • Laminados utilizados para embelezar e melhorar painéis de madeira e metal. Resistem bem ao tempo, aos raios UV, à corrosão e à abrasão;
  • Laminados impermeáveis, utilizados em piscinas, túneis, tetos;
  • Móveis de jardim, que precisam ser resistentes às variações climáticas e devem ser de fácil manutenção.

A maioria dos produtos de PVC tem uma vida útil muito longa. Por outro lado, as embalagens de PVC têm curto tempo de utilização, por serem descartáveis, mas em contrapartida, são recicláveis.
O PVC reciclado tem diversas aplicações, é utilizado na camada central de tubos de esgoto, em reforços para calçados, juntas de dilatação para concreto, perfis, cones de sinalização, etc.
http://www.centralbusiness.com/v/vspfiles/assets/images/pvc.jpg

Figura XX: Placas coloridas de PVC
Fonte:http://www.centralbusiness.com

PVC NA CONSTRUÇÃO CIVIL
A construção civil é responsável por mais de 60% do uso mundial do PVC. Por ser um material com diversas características apreciadas no setor construtivo, esta adquirindo grandes espaços nas obras de setor público e privado.
Sua aplicação ganha as mais variadas formas, como: esquadrias, janelas e portas calhas, eletrodutos, recobrimentos de fios, forros e divisórias (Figura XX), galpões infláveis e estruturados, mantas de impermebialização, pisos, revestimento de parede e piscinas, entre outros.

 

Caraterísticas do PVC:
- Leve;
- Resistente à ação de fungos, batérias, insetos e roedores;
- Resistente à maioria dos reagentes químicos;
- Bom isolante térmico, elétrico e acústico;
- Sólido e resistente a choques;
- Impermeável a gases e líquidos;
- Resistente às intempéries (sol, chuva, vento e maresia);
- Durável: sua vida útil em construções é superior a 50 anos;
- Não propaga chamas: é auto-extinguível;
- Versátil e ambientalmente correto;
- Reciclável e reciclado;
- Fabricado com baixo consumo de energia.

NYLON
O nylon é um polímero feito a partir de petróleo. É leve, forte e durável. O tecido permite uma fácil evaporação e secagem rápida. É um material muito utilizado em vestuário, mobiliário doméstico, industrial e de aplicações geo-têxteis.
Nylon foi inicialmente produzido comercialmente no ano 1939 pela EI du Pont de Nemours & Company, Inc. Tornou-se parte dos negócios domésticos no ano 1940, quando foi tricotado pela primeira vez em meias. Em 1942, ele foi utilizado como pára-quedas, coletes de fogo anti-aéreo, uniformes de combate, pneus entre outros. Atualmente o nylon é utilizado de forma ampla, juntamente com o algodão e o poliester.
Os tecidos de nylon quando misturados a outras fibras adquire outros aspectos positivos como: boa estabilidade dimensional, recuperação elástica, boa retenção de humidade e propriedades de resistência à abrasão. É um  material é muito elástico.


CARACTERÍSTICAS DO NYLON
- É leve e muito forte.
- Possui boa dilatação.
- Possui bom caimento.
- É durável.
- É macio.
- Seca rapidamente.
- Fácil de limpar.
- É resistente à brasão e produtos químicos.
- Ele não absorve bem a umidade, dessa forma, pode ser quente e úmido no calor.
- É estático
pixmania-tenda-nylon-azul.jpg

Figura XX: tenda em nylon
http://images.izideal.com/img
APLICAÇÕES

  • O nylon é amplamente utilizado na camisaria e lingerie feminina, em razão do seu alto alongamento e recuperação elástica de excelente qualidade. Também é utilizado como sportswear, casacos, calças, saias, gabardinas, vestuário de neve e esqui.
  • Outra forma de utilização se dá em tapeçaria e decoração devido a fácil manutenção, limpeza simples e não necessita de uma proteção especial. Carpetes, cortinados, colchas e tapeçarias podem ser feitas a partir deste tecido.
  • O tecido de nylon também pode ser aplicado como bagagens, coletes salva-vidas, guarda-chuvas, tendas e sacos-cama.
  • Como produto industrial, o tecido de nylon é usado em cintos de segurança e material anti balístico devido à sua boa elasticidade e resistência.

APLICAÇÕES

  • O nylon é amplamente utilizado na camisaria e lingerie feminina, em razão do seu alto alongamento e recuperação elástica de excelente qualidade. Também é utilizado como sportswear, casacos, calças, saias, gabardinas, vestuário de neve e esqui.
  • Outra forma de utilização se dá em tapeçaria e decoração devido a fácil manutenção, limpeza simples e não necessita de uma proteção especial. Carpetes, cortinados, colchas e tapeçarias podem ser feitas a partir deste tecido.
  • O tecido de nylon também pode ser aplicado como bagagens, coletes salva-vidas, guarda-chuvas, tendas e sacos-cama.
  • Como produto industrial, o tecido de nylon é usado em cintos de segurança e material anti balístico devido à sua boa elasticidade e resistência.

CORDURA
A cordura é o tecido mais resistente à abrasão do mercado. Essa característica é resultante do processo de fabricação do fio com o qual o material é feito. Um fio de nylon de alta tenacidade é texturizado a ar durante o processo de extrusão, adquirindo um aspecto áspero e sem brilho, semelhante ao da lona de algodão. Por ser um tecido sintético, não absorve água, não amassa, não mofa e seca rapidamente.

 

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

  • O tecido apresenta alta resistência nos itens abrasão, rasgamento e perfuração, além de não formar pilling (bolinhas).
  • Leve, fácil de lavar, seca rapidamente, não mofa e mantém aparência de novo por muito mais tempo.
  • Quando submetido a acabamento de resinas ou Teflon , pode adquirir características de repelência a água, óleo, retardante de chamas, etc.

MOBILIÁRIO
Para garantir as vítimas dos desastres naturais abrigos capazes de proporcionar a estes um dia a dia proximo ao que levavam antes dos desastres, para tal, estes abrigos devem estar projetados de maneira a facilitar uma melhor adaptação por parte das vítimas.


Além de proporcionar um ambiente com estrutura segura, materiais eficazes e espaço suficiente para a vivência das pessoas em um abrigo, é necessário mobiliar o local, com objetos básicos, cotidianos, com dimensões adequadas e que sejam funcionais.

Armário para fogão GRANATO
Móvel para fogão com lavatório. Apresenta espaço na parte inferior para botijão de gás e dispensa.

Medidas: 48 cmx 120 cm x116,5cm
Peso: 9,2kg
Material: Poliester e alumínio

 

 

 

 

 

 

 

Armário RUBINO
Armário com diversas prateleiras, para diversificados meios de utilização
Medidas: 47 cmx 102 cm x 82 cm
Peso: 10,8 kg
Material: Poliester e alumínio

http://www.combisol.com/imagemProd/art-452.jpg

 

 

 

 

 

 

Armário fogao 410488
Armário para fogão com prateleiras.
Medidas: 53 cmx 102 cm x 85,5 cm
Peso: 6,9 kg
Material: Poliester e alumínio

 

 

 

 

 

 

 

Fogão portátil CUBA
Ideal para diversos usos. 90 min de duração no lume máximo e 4 h em lume brando.

Medidas:
Peso:
Material:

http://www.combisol.com/imagemProd/art-411.jpg

 

 

 

 

 

Mesa com cadeiras PLICO ALU
Mesa com cadeiras embutidas. Fecho tipo mala.

Medidas: 84 cm x 100 cm
Peso: 12 kg
Material: Alumínio

http://www.combisol.com/imagemProd/art-318.jpg

 

 

 

 

 

Colchão de ar
Colchão de ar para casal, azul e vermelho.
Medidas:
Peso:
Material: Lona

http://www.combisol.com/imagemProd/art-262.jpg

 

 

 

 

home