O Projecto



Actualmente, assistimos a uma crescente necessidade, por parte das organizações, de adaptarem os seus modelos e processos de negócios a rápidas mudanças, provenientes de uma economia aberta que tem induzido maior competição de forma exponencial, da evolução tecnológica ou de novos paradigmas de negócio e de relação com o cliente. No entanto, uma considerável parte dos actuais sistemas de suporte aos processos (ERP’s, sistemas de gestão de workflow, etc.) destinam-se a processos demasiado rígidos, pouco capazes de se adaptarem a diferentes situações. São especialmente indicados para processos rotineiros ou fortemente estruturados. Como alternativa, muitas organizações utilizam sistemas de gestão baseados em ferramentas de trabalho colaborativo (e-mail, sms, Google groups, etc.) para gerir rápidas mudanças e processos pouco estruturados. Mas estes sistemas geralmente requerem uma grande carga de trabalho por parte dos utilizadores, de modo a conseguirem manter um registo e a compreensão do processo em causa.



Num sistema de trabalho, existem múltiplas interacções e interdependências entre os vários processos do sistema: documentos partilhados, financiamentos comuns e relatórios comuns, decisões de gestão que se aplicam a vários projectos, reuniões em que são tomadas decisões relativas a várias projectos (registadas na mesma acta), até recursos partilhados por vários projectos.



Se forem utilizados sistemas e aplicações dedicadas/vocacionadas a cada tipo de processo (por ex., sistemas de gestão de projectos, ou de gestão de workflow), haverá um ganho ao nível da eficiência de cada processo mas também um prejuízo ao nível da eficiência global do sistema de trabalho.



Acredita-se que a produtividade e eficiência das organizações aumentará se se permitir que os utilizadores seleccionem e integrem de uma melhor forma os serviços de IT necessários e adequados ao seu trabalho. A solução passaria por um sistema de suporte integrado (necessariamente menos eficiente ao nível de cada processo), que dependeria não só do nível de interdependência dos processos, mas principalmente da capacidade do sistema de suporte se adaptar aos requisitos dos diferentes processos do sistema de trabalho.



E é neste contexto, e no âmbito dos sistemas de trabalho semi-estruturados, que surge a Dissertação com o tema "Sistema de gestão de processos de negócio baseados em conhecimento intensivo". Este tipo de sistemas visa combinar processos com diferentes níveis de estruturação:

• processos de workflow fortemente estruturado.

• processos parcialmente estruturados.

• processos colaborativos ad hoc sem qualquer tipo de estruturação.



Objectivos

  • Fazer um levantamento e reflexão sobre os conceitos, métodos e técnicas da gestão de processos com o objectivo de elaborar uma taxonomia sobre gestão de processos.
  • Desenvolver uma abordagem unificada para a gestão de processos que permita gerir processos com diferentes níveis de estruturação adoptando, em cada caso, o paradigma, a metodologia e as ferramentas mais adequadas.
  • Desenvolver um modelo de dados dos processos (modelos e instâncias) que seja independente do paradigma e das ferramentas de gestão, o que permitirá:
    • escolher para cada tipo de processo ou até cada instância o método de gestão mais adequado.
    • combinar livremente várias ferramentas no sistema de gestão de cada processo.

    sem comprometer a possibilidade de gerar páginas de agregação com o resumo da situação do conjunto dos processos do sistema de trabalho.

  • Elaborar, para cada uma das metodologias de gestão de processos, o modelo do processo de gestão.