Resultados Intermédios
Exemplos de resultados atingidos até ao momento
Exemplos de resultados atingidos até ao momento
Sumariamente, os resultados mais relevantes desta dissertação foram o desenvolvimento de
um algoritmo de deteção de tipo de ciclo de condução e um algoritmo de estimativa de consumo
de combustível que utiliza o primeiro no seu processo de estimativa. Estes algoritmos foram
implementados num dispositivo móvel com sistema operativo Android, o que permitiu verificar se
seria viável a sua aplicabilidade.
Em síntese, o primeiro algoritmo recorre ao conhecimento da velocidade média, ao tempo
parado e à energia de aceleração média, nos últimos 50 segundos, para estimar com base num
sistema de lógica difusa que tipo de ciclo o veículo se encontra a percorrer, sendo que estes ciclos
são classificados em: stop and go, urbano, semi urbano, via rápida com tráfego, via rápida sem
tráfego, auto estrada sem tráfego e auto estrada com tráfego. A saída do algoritmo define-se como
um sinal limitado entre 0 e 100. Esta é dividida em vários escalões, cada um deles referente a um
tipo de ciclo.
O segundo algoritmo, o de estimação de consumo de combustível, é baseado num modelo
físico apresentado em [10] cujas entradas são a velocidade, a aceleração e a inclinação da estrada.
Este possui um amplo leque de parâmetros que permitem distinguir tanto o ambiente envolvente,
como as características do veículo. Assim, após se ter efetuado uma análise da sensibilidade do
modelo em causa, verificando de que forma a variação das entradas afeta as saídas, e de se ter
analisado a influência da variação do período de amostragem, da introdução de ruído e do método
utilizado para obter a aceleração como derivada da velocidade, conclui-se, pela sua robustez, que
pode ser tomado como base para o desenvolvimento do segundo algoritmo presente nesta dissertação.
Não obstante, modificou-se o algoritmo omitindo-se a inclinação da estrada, considerando-se
apenas uma das eficiências apresentadas, sendo que esta deveria variar de acordo com o tipo de
ciclo. Esta terá um valor inicial fixo, calibrado de acordo com o modelo presente em [10] e já
analisado. Seguidamente terá, ainda, outro termo que depende da saída do algoritmo de deteção
de tipo de ciclo de condução e de uma constante associada a cada um destes tipos.
Relativamente ao último resultado obtido, a implementação destes dois algoritmos no dispositivo
com sistema operativo Android, no que se refere ao primeiro usaram-se a bibliotecas de lógica
difusa apresentadas em [34, 35], que permitiram implementar o bloco de lógica difusa de forma
simples e compacta. No que se refere ao segundo algoritmo, recorrendo às bibliotecas do Java e do
Android, foi possível calcular, de forma simples, a estimativa de combustível. Sublinhe-se, ainda
que, devido ao facto do algoritmo estar implementado num dispositivo móvel, se teve sempre em
atenção o seu desempenho e, como tal, foram criados o máximo de processos paralelos durante a
estimativa, de modo a que o cálculo fosse o mais rápido possível. Aliado a esta implementação,
foi criado um sistema de aquisição, capaz de guardar todos os dados (velocidade, aceleração, posição
global e data) para que, posteriormente, possam ser utilizados e analisados e, daí, poderem-se
extrair conclusões em relação ao consumo.
Do atrás exposto, poder-se-á inferir que os resultados finais correspondem de forma positiva
com o inicialmente proposto, principalmente, quando comparados com o resultados provenientes
da plataforma Advisor, que, durante esta dissertação, serviu como ponto de referência para o
cálculo do consumo de combustível.
Ciclo do teste final, neste indetificam-se os consumos usando dois estimadores diferentes:
um baseado no modelo 2 e outro com base no algoritmo desenvolvido
para esta dissertação.
Exemplo de um pequeno ciclo de condução recorrendo aos sensores do smartphone
Exemplo de comparação entre os consumos do modelo 2 e os consumos do modelo do Advisor