Página Pessoal de Ivo Fernandes

Mapa do Site | Contacto

HomeRF

small logo

HomeRF

 

 

O HomeRF [NEG00] é uma iniciativa de membros da indústria, que formaram um grupo de trabalho com o objectivo de desenvolver especificações de uma rede sem fios de baixo custo, tendo em vista principalmente a utilização em ambientes residenciais. O HomeRF foi concebido de modo a suportar a transmissão de tráfego de voz e de dados e possibilitar a interligação dos dispositivos com rede telefónica pública (PSTN) e/ou com a Internet, por intermédio de um ponto de acesso.

 

Como o Bluetooth, o HomeRF utiliza a técnica de acesso múltiplo por salto em frequência (FHSS) na banda ISM de 2.4 GHz. A versão 1.0 do HomeRF, publicada em 1999, suporta conexões de voz com débitos de 32 kbit/s e débitos de transmissão de dados de até 1.6 Mbit/s, permitindo um alcance de 50 m. A versão 2.0, publicada em 2001, estende o débito máximo para 10 Mbit/s.

 

O protocolo de controlo de acesso ao meio do HomeRF utiliza uma supertrama de duração igual a 20 ms, composta por um período de contenção e dois períodos livres de contenção: um no início (CFP1) e outro no fim (CFP2) da supertrama. Os períodos livres de contenção são formados por pares de slots, um para a ligação descendente e o outro para a ligação ascendente. Estes slots utilizam um formato baseado no sistema DECT e destinam-se ao transporte de voz com codificação ADPCM. O período CFP2 é usado para transmissão inicial dos pacotes de voz, enquanto o período CFP1 da supertrama seguinte é utilizado para a retransmissão opcional dos pacotes que não foram recebidos correctamente na supertrama anterior.

 

O salto em frequência no HomeRF coincide com o início de uma nova supertrama, pelo que a transmissão inicial e a eventual retransmissão são feitas em frequências diferentes, o que proporciona diversidade temporal e de frequência. Entretanto, cada pacote de voz só pode ser retransmitido, no máximo, uma única vez. A alocação de slots para retransmissão no período CFP1 é anunciada pelo ponto de acesso na trama Beacon, transmitida no início da supertrama. O tráfego de dados é transmitido durante o período de contenção na supertrama, situado entre os períodos livres de contenção. Durante esse período, utiliza-se um protocolo de acesso aleatório do tipo CSMA/CA que consiste numa versão simplificada do protocolo utilizado pelo IEEE 802.11.

 

voltar ao topo

   
Mapa do Site | Contacto | ©2006 ENT