APRESENTAÇÃO

O M.EMAT visa formar graduados capazes de desenvolver carreiras profissionais em qualquer área da Engenharia de Materiais.

Para alcançar este objetivo, o M.EMAT confere uma formação avançada em Engenharia de Materiais, tratando o ciclo de vida completo dos materiais, com duas especializações: uma de carácter mais generalista em Materiais e outra em Metalurgia.

Assim, o M.EMAT oferece uma formação em Ciência e Tecnologia de Materiais, com incidência em: Projeto de Produto, Tecnologias de Processamento e Técnicas de Caracterização, sendo abordadas todas as classes de materiais na especialização Materiais e, com maior destaque, os materiais metálicos, no caso da especialização em Metalurgia. Esta formação é complementada com formação em Gestão e Competências Transversais, fator de elevada importância no mundo empresarial. Pretende-se manter a forte ligação ao tecido empresarial, apoiando a realização, no último semestre do ciclo de estudos, de Dissertação em empresas da área da Engenharia de Materiais.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

O principal objetivo do M.EMAT é formar graduados, com conhecimentos avançados em Ciência e Tecnologia de Materiais, com incidência nas metodologias de Projeto de Produto, Tecnologias de Processamento e Técnicas de Caracterização, aprofundados na especialização escolhida pelo estudante (Materiais ou Metalurgia).

Com a formação avançada em Engenharia de Materiais proposta, o M.EMAT pretende formar engenheiros preparados para responder aos desafios da sociedade moderna e com capacidade para:

  • refletir e intervir no vasto campo da Engenharia de Materiais;
  • prevenir, analisar e resolver problemas de Engenharia em contextos diversificados, incluindo nessa análise os aspetos sociais, científicos e éticos mais relevantes;
  • desenvolver projetos de otimização e inovação de materiais e processos, e avaliar o respetivo impacto económico, social e ambiental;
  • interagir com os pares dentro de equipas multidisciplinares, numa atitude colaborativa e de responsabilidade profissional e ética.
botão website

TAXA DE CANDIDATURA
55€

LÍNGUA
Inglês

PROPINAS
Consulte aqui os valores

PERÍODO LETIVO
Setembro-Junho

DURAÇÃO
2 anos

CANDIDATURAS
Prazos variam por regime de ingresso

REGIME
Diurno

VAGAS
1ª Fase 5

2ª Fase 5

3ª Fase 5

  Plano de estudos

Plano Curricular Completo
Cooperação com Empresas

TESTEMUNHOS

Johanna Johnsson
Estudante Erasmus
FEUP is one of the best engineering schools in Portugal, it is pretty close to the center and we have had a lot of practical classes which is fun.
MARIA JOÃO VIEIRA
ALUMNA
Em toda a minha carreira profissional, sempre senti que o curso de Engenharia de Materiais me tinha preparado a vários níveis e com competências variadas, o que me ajudou imenso a ser bem sucedida nos
CÉSAR MACHADO
ALUMNUS
"...estou completamente satisfeito com este curso repleto de oportunidades, qualidade de ensino, excelente corpo docente, versatilidade..."
FRANCISCO OLIVEIRA
ALUMNUS
um curso que balanceava diferentes áreas como a matemática, química e física e acima de tudo fortemente enraizado com o setor industrial.
CATARINA TEIXEIRA
ALUMNA
Acho que quando entrei para a faculdade não tinha a perceção de quanto a FEUP e o MIEMM me podiam dar a nível pessoal.

Vídeos

Cooperação com Empresas

EVENTOS

Ao longo do ano são organizados vários eventos de esclarecimento acerca da Profissão de Engenheiro em geral e dos cursos da FEUP em particular. Para os alunos do ensino secundário os eventos podem incluir palestras nas respetivas escolas ou então visitas guiadas aos laboratórios da FEUP.

Mas são várias as possibilidades direcionadas também a alunos que já estão no ensino superior e que pretendem saber mais sobre os cursos da FEUP, desde apresentações ao agendamento de uma sessão privada para tirar dúvidas sobre o curso. Verifique todas as iniciativas na página fe.up.pt/profissaoengenheiro

Cooperação com Empresas

CONTACTOS DO CURSO

Secretariado:
Tel.: 22 041 3111
E-mail: m.emat@fe.up.pt