Sobre o curso

SOBRE O CURSO

O que é a Engenharia Informática e Computação?

É uma área da engenharia que aborda todos os aspetos ligados à conceção, projeto, implementação e operação de sistemas informáticos e à integração das tecnologias da informação e comunicação (TIC) nos ambientes organizacionais.

A quem se destina este mestrado?

A estudantes com formação de base (licenciatura) em Engenharia Informática e Computação, Ciência de Computadores ou área similar, que desejem aprofundar e especializar os seus conhecimentos em áreas como: Engenharia de Software; Inteligência Artificial; Interação e Multimédia; Sistemas de Informação; Cibersegurança; Arquitetura de Computadores, Sistemas Operativos e Redes; Ciência e Tecnologia da Programação; Métodos Quantitativos e Gestão.

+ Info

OBJETIVOS GERAIS

O objetivo geral do MEIC é promover a excelência da qualificação em desenvolvimentos recentes e aspetos avançados da Engenharia Informática (EI), com aplicação à conceção, projeto, implementação e operação de sistemas informáticos e à integração das TIC nos ambientes organizacionais, habilitando assim os seus graduados para desempenhar funções de grande responsabilidade e funções de liderança em contextos complexos, multidisciplinares e com foco na inovação, ou para prosseguir para doutoramento.

Para isso, oferece uma formação conciliando:

  • uma formação comum nos desenvolvimentos mais recentes nas grandes áreas científicas e técnicas de EI;
  • uma formação especializada em tópicos avançados de EI do interesse de cada estudante, via UCs optativas;
  • uma formação flexível em aspetos complementares de Gestão e Competências Transversais.

O ciclo de estudos compreende 40.5 ECTS de UCs obrigatórias, 49.5 de UCs optativas e 30 de Dissertação.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Os objetivos de aprendizagem que os estudantes são incentivados a desenvolver incluem:

  • De forma geral, adquirir com a necessária proficiência conhecimentos de ciências de engenharia e de tecnologias na área das TIC, bem como conhecimentos de gestão e capacidades e atitudes pessoais, profissionais e interpessoais, e ser capaz de os utilizar na resolução, antecipação e prevenção de problemas complexos no domínio das TIC e na conceção, projeto, implementação e operação de sistemas complexos baseados em TIC no contexto social e empresarial.
  •  De forma mais específica, ser capaz de desempenhar funções profissionais indicadas nos European ICT Professional Role Profiles que requerem competências de nível e-4 (mestrado) do European e-Competence Framework (e.g., Devops Expert, Data Scientist, Cyber Security Specialist, Solution Designer), incluindo funções de grande responsabilidade em contextos complexos e com foco na inovação e funções de liderança em projetos multidisciplinares no domínio das TIC.

ACREDITAÇÕES

O ciclo de estudo encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

DIPLOMA

O MEIC resulta da transformação do anterior Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação (MIEIC) da FEUP em dois ciclos de estudos independentes, de forma a dar cumprimento ao artigo 19.º do Decreto-Lei n.º 65/2018 de 16 de agosto, sendo a LiEIC o 1º e o M.EIC o 2º desses ciclos. Tendo em conta o sucesso e reconhecimento no mercado do anterior ciclo de estudos integrado, a constante evolução tecnológica e científica na área de Eng. Informática, e a evolução das práticas e tecnologias pedagógicas, aproveitaram-se diversos pontos fortes do anterior ciclo de estudos integrado e introduziram-se diversas atualizações e melhorias na conceção do novo ciclo de estudos.

O MEIC é composto por:

  • um curso de mestrado, não conferente de grau, constituído por um conjunto organizado de unidades curriculares (UCs) a que correspondem 90 créditos ECTS. Confere um diploma de curso de mestrado (não conferente de grau) em Engenharia Informática e Computação. A possibilidade de atribuição do diploma não conferente de grau só ocorrerá no 2º ano.
  • uma dissertação de natureza científica original e especificamente realizada para este fim, a que correspondem 30 do total dos 120 créditos ECTS do ciclo de estudos; a defesa em provas públicas da dissertação permitirá a obtenção do grau de mestre em Engenharia Informática e Computação.

As UCs oferecidas na componente curricular estão organizadas nas seguintes áreas científicas:

  •  7 áreas nucleares da Engenharia Informática e Computação: Arquitetura de Computadores, Sistemas Operativos e Redes; Cibersegurança; Engenharia de Software; Inteligência Artificial; Interação e Multimédia; Programação; Sistemas de Informação;
  • 2 áreas complementares: Métodos Quantitativos e Gestão; Desenvolvimento Pessoal/Competências Transversais/Transferíveis
  • UCs classificadas em Temas Multidisciplinares, por abrangerem potencialmente todas as áreas anteriores.

A componente curricular compreende:

  • um núcleo comum de UCs obrigatórias totalizando 40.5 ECTS, com 5 UCs de diferentes áreas nucleares e 2 UCs multidisciplinares (Laboratório de Gestão de Projetos e Preparação da Dissertação);
  • um conjunto de UCs optativas de escolha livre, totalizando 49.5 ECTS, incluindo uma unidade de Competências Transversais com 1.5 ECTS.
– Info

Saídas Profissionais

As saídas profissionais passam pelo desempenho de funções profissionais indicadas nos European ICT Professional Role Profiles que requerem competências de nível e-4 (mestrado) do European e-Competence Framework (e.g., Devops Expert, Data Scientist, Cyber Security Specialist, Solution Designer), incluindo funções de grande responsabilidade em contextos complexos e com foco na inovação e funções de liderança em projetos multidisciplinares no domínio das TIC.

Empregabilidade

Os dados seguintes baseiam-se no inquérito à Empregabilidade FEUP 2020 e dizem respeito aos graduados do MIEC em 2018/2019, tendo respondido ao inquérito 71% de um total de 122 graduados.

Os estudantes encontram o primeiro emprego
67% ANTES DO FIM DO CURSO

ANTES DO FIM DO CURSO

90% ATÉ 3 MESES
PÓS-TERMINO DO CURSO

ATÉ 3 MESES PÓS-TERMINO DO CURSO

Relação da função com o curso

84% TOTALMENTE RELACIONADA

TOTALMENTE RELACIONADA

16% PARCIALMENTE RELACIONADA

PARCIALMENTE RELACIONADA

Primeiro emprego em Portugal/no Estrangeiro

77% INÍCIO DE ATIVIDADE - PORTUGAL

INÍCIO DE ATIVIDADE – PORTUGAL

17% INÍCIO DE ATIVIDADE - ESTRANGEIRO

INÍCIO DE ATIVIDADE – ESTRANGEIRO

Vídeos

Cooperação com Empresas

Cooperação com Empresas

O MEIC tem estabelecido ao longo dos anos uma forte parceria com diversas empresas nacionais e internacionais, nomeadamente através de trabalhos de dissertação em ambiente empresarial, projetos para realização em unidades curriculares e estágios de verão.

Algumas das empresas e instituições que colaboraram com o MEIC nos últimos anos incluem:

Cooperação com Empresas

Núcleos e associações estudantis

AGEI

É constituído inteiramente por alunos do curso de Engenharia Informática e Computação da FEUP. A principal motivação é ganhar experiência e competências essenciais para o mundo do trabalho, assim como cultivar com os colegas a vontade de aprender linguagens e novas tecnologias.

Grupo de estudantes, maioritariamente do FEUP.DEI, com interesses em Computação Gráfica, Interação, Desenvolvimento de Jogos e Multimédia.

Composto por alunos da Universidade do Porto e membros do IEEE, incluindo um capítulo da IEEE Computer Society.

Rede de antigos alunos de Engenharia Informática da FEUP, que procura aproximar a comunidade e fomentar a ligação entre o curso e a indústria, através de diferentes iniciativas.

Núcleo estudantil da ACM da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

Cooperação com Empresas

5 razões para escolher
o MEIC da FEUP

Cooperação com Empresas

Empregabilidade elevada e integração no mercado de trabalho promovida por projetos e dissertações em empresas.

Cooperação com Empresas

Plano de estudos flexível, permitindo a adaptação do curso aos interesses de cada estudante.

Cooperação com Empresas

Possibilidade de mobilidade em algumas das mais prestigiadas universidades europeias.

Cooperação com Empresas

Vasta experiência prática abrangendo não só competências técnicas, mas também competências de gestão, soft skills e empreendedorismo.

Cooperação com Empresas

Corpo docente com grande experiência e forte atividade de investigação e de interação com a indústria.

Cooperação com Empresas

ACORDOS DE MOBILIDADE

O MEIC possui parcerias para programas de mobilidade ERASMUS (universidades europeias), MOBILE (universidades brasileiras) ou ao abrigo de acordos bilaterais com instituições de elevada qualidade, nas várias regiões do globo.

Todos os Acordos
Cooperação com Empresas

TESTEMUNHOS

MARIANA AGUIAR
ESTUDANTE
O que me mantém motivada é o facto de no curso estarmos sempre a resolver problemas, a arranjar novas e criativas soluções
AFONSO RAMOS
ESTUDANTE
Com a FEUP posso dizer que tenho mais poder sobre o meu futuro, e perante qualquer dúvida, recomendo a FEUP sempre!
ANDRÉ LAGO
ALUMNUS, GOOGLE
Quando entrei na FEUP tinha o sonho de trabalhar numa empresa grande como a Google, e graças ao que aprendi consegui cumprir esse sonho mesmo antes de terminar o mestrado.
Cooperação com Empresas

PLANO DE ESTUDOS

Plano de estudos completo
Cooperação com Empresas

JOÃO PASCOAL FARIA
DIRETOR
PRESIDENTE COMISSÃO CIENTÍFICA

RUI MARANHÃO  
DIRECTOR   ADJUNTO
COMISSÃO CIENTÍFICA

RUI RODRIGUES
COMISSÃO CIENTÍFICA

LUÍS PAULO REIS
COMISSÃO CIENTÍFICA

MARIA CRISTINA RIBEIRO
COMISSÃO CIENTÍFICA

Cooperação com Empresas

CANDIDATURAS

TAXA DE CANDIDATURA
55€

LÍNGUA
Inglês

PERÍODO LETIVO
Setembro – Junho

PROPINAS
Consulte aqui os valores

DURAÇÃO
2 anos (2º ciclo)

CANDIDATURAS
Aguarda abertura de candidatura para 2022/2023

REGIME
Diurno

Candidatura online

bolsas e incentivos

Tem questões sobre bolsas e incentivos? Consulte esta página.

Cooperação com Empresas

CONTACTOS

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Departamento de Engenharia Informática
Rua Dr. Roberto Frias, s/n
4200-465 Porto

Secretariado do DEI
+351 225 082 134 |220 413 903
secretariado.meic@fe.up.pt