Sofia Maia

Quando chegou o momento de escolher as opções de cursos para entrar na Faculdade, uma decisão que já estava bem assente na minha cabeça era a de querer estudar na FEUP. Isto, devido ao seu prestígio nacional e internacional, mas também ao facto de ser uma instituição de referência no que diz respeito aos cursos de engenharia.

No que toca à escolha do curso, a situação já estava mais complicada visto que não tinha bem a certeza com qual das diversas engenharias me iria identificar mais. No entanto, acho que tomei a decisão certa visto que vou agora para o meu último ano do Mestrado em Engenharia do Ambiente.

Não podia estar mais feliz com a minha escolha e com todas as experiências e momentos que tive o prazer de ter ao longo destes 5 anos a estudar na FEUP. Destas experiências, destaco a realização de Erasmus, no meu caso, na Finlândia, do contacto que já tive oportunidade de ter com o mundo da investigação, a oportunidade de fazer parte do núcleo de estudantes, assim como o acesso a formações para, por exemplo, poder auxiliar as aulas dadas a alunos do 1º ano do curso na unidade curricular de Projeto FEUP. Todas estas experiências que tive o prazer de ter no âmbito da minha formação no curso de Engenharia do Ambiente na FEUP, me fizeram crescer tanto a nível profissional como pessoal.

Neste curso, é também de salientar a cooperação, ajuda e amizade que existe entre os estudantes dos diversos anos devido ao facto de sermos um curso de menor dimensão.

Assim, aconselho sem dúvida a todos os alunos com interesse em engenharia a escolher a FEUP como a sua segunda casa durante estes anos. Não só pelo que referi, mas também devido às diversas portas que ela nos abre aquando da nossa entrada no mercado de trabalho e até, antes disso, na interação com empresas.