Principal
    Publicações
        Publicações nacionais
           SD_99
             Índice

 

Publicações nacionais
Índices

Publ. pedagógica SD 99:

1 - INTROUÇÃO

Objectivos 
Escolha da disciplina 
Metodologia usada na elaboração do relatório 
Organização do relatório 

2 - ENQUADRAMENTO E CARACTERIZAÇÃO GERAL

A disciplina de SD no plano de estudos da LEIC 
Comparação com o caso da LEEC 
A matéria de SD noutras universidades portuguesas 
A matéria de SD em universidades dos EUA 

3 - SD: PROGRAMA, CONTEÚDOS E MÉTODOS DE ENSINO
(CC: Circuitos Combinatórios; CSS: Circuitos Sequenciais Síncronos; DLP: Dispositivos Lógicos Programáveis)

Objectivos e programa típico 
Apresentação detalhada dos conteúdos 
    1.ª unidade de ensino: Introdução 
    2.ª unidade de ensino: CC – Conceitos básicos e métodos de representação 
    3.ª unidade de ensino: CC – Síntese 
    4.ª unidade de ensino: CC – Projecto com blocos SSI / MSI 
    5.ª unidade de ensino: CC – Análise e teste 
    6.ª unidade de ensino: CSS – Conceitos básicos e métodos de representação 
    7.ª unidade de ensino: CSS – Síntese 
    8.ª unidade de ensino: CSS – Projecto com blocos SSI / MSI 
    9.ª unidade de ensino: CSS – Análise 
    10.ª unidade de ensino: CSS – Projecto e teste 
    11.ª unidade de ensino: DLP – Tecnologias principais 
    12.ª unidade de ensino: DLP – Metodologia de projecto 
Métodos de ensino 
    Considerações comuns às aulas teóricas e teórico / práticas 
    Aulas teóricas 
    Aulas práticas e teórico / práticas 
    Recursos proporcionados aos alunos 
    Avaliação 
    Análise crítica do desempenho docente 

4 - ASPECTOS INOVADORES E PERSPECTIVAS DE FUTURO

Modelo de ensino e aprendizagem 
A importância da Internet 
    O novo paradigma educativo 
    Primeira etapa: A página de disciplina 
    A importância da Internet para a construção e o diálogo 
Actividade docente e projectos internacionais de I&D 

5 - REFERÊNCIAS E BIBLIOGRAFIA

Livros 
Referências citadas no texto 

ANEXO A
Exemplos de mensagens constantes do newsgroup de apoio à disciplina "Introduction to Logic Design" na Universidade do Michigan em Ann Arbor.

ANEXO B
Conteúdo das páginas de apoio à leccionação da disciplina de Sistemas Digitais da LEIC, descritas na secção 4.2.2 (apresenta-se apenas a primeira página de cada grupo).

ANEXO C
Este último anexo corresponde ao CD-ROM que acompanha o relatório. Este CD-ROM contém uma aplicação auto-executável (basta introduzi-lo no leitor de CD) que descreve o seu conteúdo e cuja versão impressa é igualmente aqui apresentada.