Foz

Docente: Dr. João Labescat

"A Acessibilidade na Internet no Contexto da Sociedade da Informação", html ou pdf.

Resumo

Neste trabalho pretende-se abordar as questões relacionadas com a acessibilidade aos sítios da administração pública na Internet, e as consequências para a participação das pessoas com necessidades especiais no futuro da Sociedade da Informação.

Começamos por fazer uma introdução a questões relacionadas com os cidadãos com necessidades especiais, a sua participação na sociedade e aos conceitos de Sociedade da Informação e Administração Pública Electrónica (eGovernment).
No capítulo 3, é apresentado o significado de acessibilidade no contexto da Internet, quais as dificuldades e quais as principais abordagens utilizadas para a resolução dos problemas. É dado particular destaque às normas elaboradas pelo World Wide Web Consortium.
No capítulo seguinte, apresentam-se as principais iniciativas levadas a cabo pela União Europeia e faz-se uma breve abordagem às iniciativas desenvolvidas pelos Estados Unidos da América.
A situação portuguesa é abordada no capítulo seguinte, fazendo-se um levantamento das principais acções (legislativas e independentes).
No último capítulo, apresentam-se algumas reflexões sobre este tema.

Docente: Prof. David Allen

"Challenges for Higher Education in the Information Society", html ou pdf

Abstract

In this essay we are going to reflect about the future and challenges to higher education in the context of the information society. We will present both utopian and dystopian views about the future and conclude with a personal perspective.

In the first section we introduce several questions that arise when we think about the changes that we are currently experiencing in this information revolution. In section two we present a brief overview of the main points defended by those who have a utopian vision confronted with dystopian ones. In the following six sections we analyze the situation focusing on different aspects, namely: technological, spatial, cultural, occupational, political and economical. In each one we try to present both visions of the future. Finally, in the last section, our perspective about the challenges for higher education is presented.