Neste trabalho pretende-se abordar as questões relacionadas com a acessibilidade aos sítios da administração pública na Internet, e as consequências para a participação das pessoas com necessidades especiais no futuro da Sociedade da Informação.
Começamos por fazer uma introdução a questões relacionadas
com os cidadãos com necessidades especiais, a sua participação
na sociedade e aos conceitos de Sociedade da Informação e Administração
Pública Electrónica (eGovernment).
No capítulo 3, é apresentado o significado de acessibilidade no
contexto da Internet, quais as dificuldades e quais as principais abordagens
utilizadas para a resolução dos problemas. É dado particular
destaque às normas elaboradas pelo World Wide Web Consortium.
No capítulo seguinte, apresentam-se as principais iniciativas levadas
a cabo pela União Europeia e faz-se uma breve abordagem às iniciativas
desenvolvidas pelos Estados Unidos da América.
A situação portuguesa é abordada no capítulo seguinte,
fazendo-se um levantamento das principais acções (legislativas
e independentes).
No último capítulo, apresentam-se algumas reflexões sobre
este tema.
In this essay we are going to reflect about the future and challenges to higher education in the context of the information society. We will present both utopian and dystopian views about the future and conclude with a personal perspective.
In the first section we introduce several questions that arise when we think about the changes that we are currently experiencing in this information revolution. In section two we present a brief overview of the main points defended by those who have a utopian vision confronted with dystopian ones. In the following six sections we analyze the situation focusing on different aspects, namely: technological, spatial, cultural, occupational, political and economical. In each one we try to present both visions of the future. Finally, in the last section, our perspective about the challenges for higher education is presented.