Sílvio A. Abrantes: interesses científicos
Actividade profissional

Interesses pessoais

Teoria da Informação
(que é como quem diz: Viva Shannon!)

Curiosidades

Textos

Nesta página podem encontrar-se "links" a alguns textos meus, uns públicos e outros ainda inéditos. Antes de mais veja o que acontece quando

bullet"O Alberto encontra o Cláudio e…"

Curiosidades

(que irei acrescentando aos poucos)

Em Fevereiro de 2005 decorreu um leilão na Christie's de Nova Iorque. Em praça estavam documentos da história das telecomunicações e dos computadores, como o livro de Wiener sobre Cibernética, a tese de mestrado de Shannon (uma das mais importantes de sempre!) e o seu artigo que deu origem à Teoria da Informação. Ora vejam:

Tese de mestrado   O artigo fundador
 
Lote nº 179: C. E. Shannon, "A Symbolic Analysis of Relay and Switching Circuits", Transactions of the American Institute of Electrical Engineers, vol. 57, 1938. Preço: 15 600 dólares   Lote nº 180: C. E. Shannon, "A mathematical theory of communication", Offprint from Bell System Technical Journal, nº 27, 1948. Preço: 9000 dólares

Para saber mais consulte-se a revista IEEE Spectrum de Julho de 2005, de onde foram colhidas estas imagens.

Os dois personagens seguintes fazem parte da galeria dos notáveis da Teoria da Informação. O senhor simpático da fotografia mais pequena é Robert Fano, que há mais de cinquenta anos propôs aos seus alunos um trabalho académico que consistia em "inventar" um código de fonte que fosse mais eficiente que o que ele, Fano, e Shannon tinham delineado (o código de Shannon-Fano, claro). Quem ficou com o trabalho foi o aluno David Huffman, o da fotografia maior, tirada bastantes anos mais tarde.

          

Quase a desistir (compreende-se, não?), Huffman lá conseguiu terminar o trabalho (anos mais tarde confessou que teria mesmo desistido se conhecesse o trabalho do seu professor). E assim surgiu o famosíssimo código de Huffman, apresentado depois num artigo com apenas quatro páginas mal cheias. Tratando-se de um código de compressão resolvi também comprimi-lo. O artigo original (em pdf) pode ser obtido clicando no artigo comprimido.

Não é este o único exemplo, naturalmente, de um artigo que apesar de curto se veio a revelar muito importante. Por exemplo, o artigo de Marcel Golay onde o código de Golay (para correcção de erros) foi apresentado ocupa apenas uma página, e mal cheia! Quer vê-lo?

Textos

Os "Apontamentos" incluem a Teoria de Shannon, a Codificação de Fonte e a Codificação de Canal.

O livro "Codificação de fonte: duas breves visitas" (FEUP Edições, Colecção Ensaios) aborda de maneira leve a codificação aritmética e as codificações de Lempel-Ziv (LZ77, LZ78 e LZW).

As "Receitas" (que para já são apenas quatro) foram elaboradas para facilitar ou tornar mais claro o cálculo de:

bulletFracção diádica com o menor denominador que melhor representa um dado intervalo real entre 0 e 1
bulletConversão de um número real ou de uma fracção racional em um número binário
bulletSimplificação de canais discretos compostos
bulletProduto de um vector binário por uma matriz binária

As duas primeiras receitas têm aplicação directa em codificação aritmética. A terceira pode usar-se quando temos dois ou mais canais discretos concatenados e queremos substituí-los por um único canal discreto equivalente. A quarta receita (produto de vector e matriz binários) é útil na codificação de canal.

Os números p-ádicos (e o seu caso particular para p = 2, os números diádicos) foram introduzidos pelo matemático e professor Kurt Hensel (Prússia, 1861- Alemanha, 1941).

Para saber mais sobre os números p-ádicos experimente:

bullet Mathworld
bullet Wikipedia

De volta à página de actividades profissionais

Página inicial

Alterado em: 04-11-05.
© Sílvio Abrantes 2005