Tecnologia


  É importante definir já o conceito de tecnologia, é a aplicação do conhecimento científico na indústria
ou negócio.
  Devido às constantes evoluções que têm existido em quase todas as tecnologias, as empresas tem à sua
disposição várias soluções técnicas diferentes que produzem o mesmo output. Cabe ao gestor tomar uma
decisão sobre qual a solução a adoptar em cada caso, para isto, ele baseia-se numa análise económica 
dessas possiveis soluções e no posicionamento estratégico da empresa face ao mercado.

  Como é que a tecnologia melhora a performance da empresa:
 - melhoria do produto e serviço de qualidade.
 - menor custo.
 - melhorar a resposta aos mercados.
 - melhorar a resposta aos clientes.
 - mais flexibilidade.
 - maior segurança.
 - reduzir os inventários de W.I.P. ( em curso de fabrico ).
 - aumentar o lucro a longo prazo.

  As alianças estratégicas são uma tentativa de melhorar a competitividade da cada membro através do
aumento do acesso aos tão necessários especialistas e o acesso a novos mercados.

  É importante saber quais as principais barreiras à implementação de novas tecnologias:
 - é dificil justificar os encargos financeiros.
 - a gestão não compreender as potêncialidades das novas tecnologias.
 - preocupação pelo impacto da nova tecnologia nas pessoas da organização.

  Automação é a substituição por máquinas do trabalho fisico e mental humano. Existem 3 tipos básicos
de automação: automação fixa, automação programável e a automação flexível.

  CIM - Computed Integrated Manufacturing
  É o procedimento formal pelo qual se atinge a integração das funções de uma organização.
  Funções do CIM:
 - CAD - Computer-Aided Design
 - CAM - Computer-Aided Manufacturing
 - Numerical Controlled Machines
 - Robótica
 - Sistemas de Produção Flexíveis
 - Identificação Automática de Partes

  Bar Code - Código de Barras
  Benifícios desta tecnologia:
 - Entrada rápida de dados.
 - Aumenta a percisão dos dados.
 - Reduz o manuseamento de material pela força de trabalho.
 - Minimiza a o inventário na recepção ( on-hand ).
 - Monitoriza a eficiência da força de trabalho.
 - Melhora o serviço ao cliente.
 - Verifica as ordens na chegada e na partida.
 - Controla e monitoriza as actividades do shop floor.
 - Optimiza o chão fabril ( floor spaces ).
 - Melhora o produto e ainda reduz os deperdícios.

  Tecnologias Inteligentes
 - Inteligência Artificial - simula humanos, na sua capacidade de responder e racicionar.
 - Expert Systems - o conhecimento humano específico é convertido para regras.
 - Redes Neuronais - baseadas em modelos biológicos ou matemáticos, foram projectadas para imitar o
funcionamento do cérebro.

  Tecnologias da Comunicação
 - Correio Electrónico
 - Troca de dados Electronicamente
 - Telefones Celulares
 - Internet - Rede física de sistemas de computadores a nível mundial, semelhante ao sistema telefónico
mundial, "gerida" por protocolos.
 - Intranet - Semelhante à Internet, mas com capacidade de restringir acessos exteriores à organização.

  Existem várias questões que são importantes referir:
 - Uma opção por processos mais automatizados ou de mão-de-obra intensiva vai ser baseada nos custos dos
factores de trabalho e capital para a empresa, como na facilidade de obter a quantidade e qualidade
desejada com cada um deles.
 - O grau de flexibilidade da tecnologia escolhida ( em termos dos níveis quantitativos e qualitativos da
produção do output ). Esta tomada de decisão vai ter conta, mais uma vez, o posicionamento estratégico da
empresa e os custos e proveitos que outras soluções alternativas possam acarretar.

  Importante:
       Nas pesquisas efectuadas apenas foram encontrados casos concretos, alguns desses podem ser vistos
       nos links que apresentamos.

  Links interessantes
 - exemplo da tecnologia utilizada numa empresa lacticínia
 - História do Produto: Resumo da Tecnologia de Cabos "Tight-Buffer"

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