são os equipamentos mais utilizados, no dia a dia do laboratorista.  Caracterizam-se por sua capacidade (maior massa que podem medir) e por sua precisão ou sensibilidade. As balanças mais comuns, actualmente, são mecânicas ou electrónicos.

 

 

 

 

 

 
Balança Tríplice escala

 

As balanças mecânicas mais precisas têm sua sensibilidade restrita a uma ordem de grandeza de 0,01g.  As electrónicos podem ter precisão de 0,0001g.  Em ambos os casos, a capacidade máxima de uma balança não ultrapassa muito o limite de 10000 ou 20000 vezes o valor da sensibilidade. Em todas as balanças, pesagens próximas da capacidade máxima acarretam erros de tendência, além da redução da vida útil do instrumento. Para boa utilização, devem estar niveladas e ter manutenção e calibração periódica. 

Os DEFEITOS ou VÍCIOS que uma balança pode apresentar são de dois tipos: erros de tendência e defeitos localizados. Balanças mecânicas costumam apresentar erros localizados: por exemplo, uma balança tríplice escala pode apresentar um erro positivo ou negativo sempre que for utilizada a marca de 9 gramas de sua segunda escala.

Provavelmente o vício localizado deste exemplo é devido ao desgaste causado na ranhura (9) pelo peso cursor, que está a apoiar-se em local diferente do correto.  A correção do defeito só pode ser feita em oficinas especializadas, retificando-se a ranhura.  Mas a balança, mesmo estando defeituosa, pode ser utilizada com precisão, se for feita sua calibração. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

           Medição, Sensores e Instrumentação.     Faculdade de Engenharia da universidade do Porto      MIEEC
      
Balança