Página Pessoal de Ivo Fernandes

Mapa do Site | Contacto

MPT 1327

small logo

Padrão de sinalização MPT 1327

 

 

O MPT1327 é um padrão de sinalização para os sistemas trunking PLMR (Private Land Mobile Radio). É publicado pelo departamento de comércio e industria (DTI) no Reino Unido e define as regras protocolares para a comunicação entre o controlador do sistema trunking (TSC) e os utilizadores das unidades rádio, operando, sobretudo, na Sub-banda 1 e 2 da Banda III de VHF do Reino Unido. Este protocolo tornou-se o padrão para sistemas analógicos trunking em todo o mundo. Pode ser utilizado para implementar uma vasta variedade de sistemas, desde pequenos sistemas com apenas alguns canais rádio, até grandes redes formadas por interligação de TSCs.


O protocolo oferece uma larga gama de funcionalidades e opções para o sistema. Contudo, não é obrigatório implementar todas as funcionalidades disponíveis, podendo apenas ser implementado um subset do protocolo de acordo com as necessidades do utilizador. O padrão define apenas a sinalização aérea e impõem um número mínimo de condições para o design do sistema.


Serão requeridas especificações adicionais para implementações específicas, como por exemplo, para definir:

  • as funcionalidades a serem implementadas
  • valores dos parâmetros
  • plano do canal
  • para a rede, critérios para registo da unidade rádio

 

 

Propriedades do protocolo

 

O protocolo pode alocar:

  • 1,036,800 endereços por sistema
  • 1024 canais
  • 32768 códigos de identidade

 

 

O protocolo envia a sinalização a 1200 bit/s com a sub portadora modulada em Fast Frequency Shift Keying (FFSK). Foi projectado para ser utilizado por unidades de rádio com duas frequências half-duplex e por TSCs em duplex.


A sinalização, para ser efectuado o setup das chamadas, é transmitida no canal de controlo. O TSC pode operar utilizando uma das duas estratégias para o canal de controlo: dedicado ou não dedicado.


Um sistema dedicado têm um canal de controlo permanentemente disponível para sinalização, enquanto num sistema não dedicado o canal de controlo pode ser atribuído para tráfego (voz ou dados) se todos os outros canais estiverem a ser utilizados. A utilização de um canal de controlo dedicado é apropriado para TSCs com muitos canais, enquanto, pelo contrário, o uso de canais não dedicados é apropriado para TSCs com poucos canais.

 

 

Estrutura de sinalização

A sinalização utilizada para o setup das chamadas é transmitida no canal de controlo. Este é dividido em slots com a duração de 106.7 ms (128 bits), e cada mensagem de sinalização é transmitida numa slot apenas.

A sinalização transmitida no canal descendente (frequência de transmissão da estação de base) é contínua e cada slot contem duas codewords de 64 bits, sendo estas:

  1. Control Channel System Codeword (CCSC)
    identifica o sistema às unidades rádio e fornece sincronização para o código de endereço;

  2. Address Codeword (código de endereço)
    define a natureza de cada mensagem;


 

 

 

voltar ao topo

   
Mapa do Site | Contacto | ©2006 ENT