Página Pessoal de Ivo Fernandes

Mapa do Site | Contacto

PLMR

small logo

Private Land Mobile Radio

 

Rádio Analógico

Rádio Digital

  • iDEN (Integrated Digital Enhanced Network)
  • EDACS (Enhanced Digital Access Communication System)
  • TETRA (Terrestrial Trunked Radio)

 

 

Os sistemas de Rádio Móvel Terrestre (LMR - Land Mobile Radio) são tradicionalmente sistemas privados que permitem a comunicação entre uma Estação Base e vários Rádios Móveis. Os sistemas LMR podem partilhar uma única frequência ou utilizar um esquema multi-frequências. O nome PLMR advém dos sistemas LMR utilizados nos EUA regulados pelo FCC na parte 90. O campo de aplicação dos serviços PLMR inclui vários serviços privados que fazem parte os sistemas rádio policiais, táxis, segurança pública e outros tipos de serviços bidireccionais de despacho (dispatch two-way).

 

 

São diferentes dos sistemas Celulares e dos sistemas PCS (Personal Communications Services) principlamente devido ao facto de terem evoluído a partir de sistemas rádio “push-to-talk”, simplex ou half-duplex. Convém recordar que apenas os sistemas Full-Duplex permitem uma conversa simultânea entre 2 terminais. As comunicações “push-to-talk” variam entre um par de walkie-talkies a operar na banda do cidadão (CB) até sistemas avançados Full-Duplex com serviços semelhantes aos telemóveis. Estes sistemas necessitam de uma licença regulada por uma entidade de rádio-comunicações (ANACOM em Portugal).

 

 

Quando uma companhia opera um sistema que proporciona serviços a múltiplos utilizadores a partir de uma plano de subscrição, este sistema denomina-se de PLMR (Public Land Mobile Radio).

 

 

Os sistemas SMR (Specialized Mobile Radio) permitem comunicação entre terminais móveis e uma ou mais Torres. Estes sistemas evoluiram de modo a permitirem canais rádio trunking (sistema que permite o acesso a um ou vários canais disponíveis) e utilizam alocação automática de frequência dos canais ao contrário dos sistemas LMR que utilizam selecção manual. Permite serviços avançados como o modo "talk-around" que possibilita a comunicação directa entre dois terminais sem utilizar a Torre muito útil quando se deslocam fora da área de cobertura do sistema ou quando há uma falha no sistema central. Originalmente, os sistemas SMR estavam limitados a uma única torre de controlo e cobriam uma área de 40 Km. Novas técnicas permitem redes multi-site e capacidades de roamming. É também possível interligar as redes SMR ao sistema público de telefone no entanto a utilização primária deste sistema baseia-se em operações de despacho (dispatch).

 

 

Os sistemas ESMR (Enhanced Specialized Mobile Radio) são extremamente semelhantes aos sistemas celulares. São basicamente definidos por quem fornece o serviço em vez de qual tecnologia é implementada. ESMR normalmente associada a classes de SMRs que utilizam tecnologias de rádio digital e fornecem serviços avançados de telecomunicação aos seus clientes. Esses serviços incluem telefone, despacho, paging numérico e alfanumérico, fax e dados. A NEXTEL é um bom exemplo deste tipo de sistema. Um dos pontos chave dos sistemas ESMR é a oportunidade do utilizador poder comutar entre o modo de operaçaõ "push-to-talk" e o modo de operação full-duplex semelhante aos telemóveis comuns. Normalmente estes sistemas utilizam várias torres (Estações Base) com cobertura individual de 20 Km e a possibilidade de se interligarem a outras redes.

 

voltar ao topo

   
Mapa do Site | Contacto | ©2006 ENT