Página Pessoal de Ivo Fernandes

Mapa do Site | Contacto

Wi-Fi

small logo

Arquitectura de Rede

 

 

A arquitectura básica de funcionamento de uma rede 802.11 é o BSS (Basic Service Set). Este modo é constituído por um simples grupo de terminais que comunicam entre si. A comunicação decorre numa área de cobertura Basic Service Área. Quando uma estação opera nesta área, pode comunicar com outros membros BSS. Um BSS pode funcionar em dois modos:

 

 

 

 

1 - Modo Ad-Hoc

 

Por vezes chamado de modo ponto-a-ponto, permite a comunicação entre terminais directamente sem o auxílio do AP. Este serviço é chamado de IBSS (Independent Basic Service Set) e pode utilizar um AP mas apenas exercendo a função de repetidor para estender o alcance da rede.

 

 

2 - Modo Infra-estrutura

 

As redes infraestruturadas distinguem-se das redes Ad-hoc pela utilização obrigatória de um AP. O AP funciona como uma ponte entre a rede fixa e a rede sem fios que gere todo o tráfego e é também utilizada para a comunicação entre dois terminais. O AP é um ponto de passagem obrigatório na comunicação entre todos os dispositivos. A Basic Service Area de uma rede infra estruturada é definida pelos pontos alcançados pelo AP. Este tipo de arquitectura tem duas vantagens:

  • Uma rede infra estruturada BSS é definida pela distância ao AP. Todos os terminais são obrigados a localizarem-se dentro da área de cobertura do AP mas, nenhuma restrição é imposta relativamente à distância entre terminais. A comunicação directa entre terminais salvaguardava a capacidade de transmissão mas aumentaria a complexidade do sistema já que tem de monitorizar possíveis interferências vindas de terminais vizinhos.
  • O AP é normalmente um dispositivo de complexidade superior ao terminal e por isso consome uma maior quantidade de potência. Como se sabe, para um terminal móvel, a autonomia é um dos aspectos principais. Um AP apercebe-se de quando um terminal entra em modo power saving e guarda as suas tramas num buffer. Um terminal que operam com auxílio a uma bateria, podem ligar/desligar o receptor apenas para transmitir e receber a tramas contidas no buffer do AP.

Numa rede infra estruturada, as estações devem efectuar a função de associação ao AP de modo a obter os serviços de rede. Esta função é semelhante à de ligar o cabo ethernet. Um terminal inicia-se na rede sempre com esta função mas o AP é que decide se permite ou não o seu registo. A função de associação é exclusiva do terminal que sõ pode estar associado a um AP.  

O standard 802.11 não impõe nenhuma limitação ao número de terminais que podem estar associados a um AP. Esta limitação é normalmente efectuada pelos requisitos mínimos a nível de taxas de transmissão necessitadas.

 

 

 

Extended Service Areas

 

A BSS (rede com 1 AP) apenas tem a capacidade de cobertura para pequenos escritórios ou instalações pessoais. 802.11 permite a criação de redes wireless de área vasta a partir agrupar várias BSSs numa ESS (Extended Service Set). As ESSs são criadas agrupando todas as BSSs a uma rede backbone. A cada AP na ESS é-lhe atribuída o mesmo SSID (Same Service Set Identifier), que funciona como o nome da rede do ponto de vista do utilizador.

A tecnologia utilizada na rede backbone não é especificada pelo standard, apenas tem de providenciar uma série de serviços obrigatórios.


Na figura abaixo, o ESS é constituído pela união de 4 BSSs, em que cada AP é configurado com o mesmo SSID. Um utilizador pode então movimentar-se na área de cobertura do ESS sem ter de se preocupar com os diferentes APs a que estará conectado.

 

 

As estações que pertencem ao mesmo ESS podem comunicar entre elas, mesmo que estejam em diferentes Basic Service Áreas. Neste caso os APs funcionam como bridges com funções de tunneling.

 

 

APs Virtuais

 

Muitas organizações recebem visitas externas regulares. A possibilidade de fornecerem acesso à Internet a um utilizador visitante é por vezes uma necessidade inerente. Como esses utilizadores não devem ter acesso á intranet, uma solução permitida pelas redes 802.11 é a criação de dois ESSs na mesma infra-estrutura física. Os novos chips permitem criar dois BSSs na mesma área, uma com o nome guest e outra internal especificando quais os recursos que cada utilizador pode aceder.

 

 

 

Serviços de Rede

 

Uma forma de definir a tecnologia de rede é definindo os serviços que esta oferece. 802.11 fornece 9 serviços. Apenas 3 são usados para movimentação de dados e os restantes são operações de gestão que permitem que a rede localize em tempo real os seus nós procedendo à transferência de tramas correctamente.

 

 

 

voltar ao topo

   
Mapa do Site | Contacto | ©2006 ENT