MEMG


"Os mineiros do novo turno agrupam-se à saída das casas da malta, buscam os lampiões, enquanto o guarda verifica o número e a conservação, penduram o gancho na jaleca, enterram o boné na testa com a pala revirada para cima, para que o forro de cabedal dê o alarme nos madeiramentos baixos, e, por fim, atravessam a ponte numa fila interminável.

Bruscamente, lavandarias, correias, roldanas, moinhos, agitam-se num ritmo alucinado"

In Minas de San Francisco - Fernando Namora


 

 

MESTRADO EM ENGENHARIA DE MINAS E GEO-AMBIENTE

 

O Mestrado em Engenharia de Minas e Geo-Ambiente (MEMG) deve ser considerado um 2º Ciclo de Estudos, podendo nele ingressar Estudantes oriundos da Licenciatura em Ciências de Engenharia - Engenharia de Minas e Geo-Ambiente (LCEEMG) ou de outros 1ºs Ciclos das áreas das Engenharias ou das Ciências.

 

O MEMG é constituído por dois anos letivos, sendo o 1º ano dedicado a Unidades Curriculares (UC´s) de especialização avançada e o 2º ano centrado na elaboração de uma Dissertação que culminará com a defesa pública de Tese de Mestrado por parte dos Estudantes candidatos.

O DEM disponibiliza no MEMG UC´s consideradas de especialização em todas áreas dos seus domínios do saber.

 

Nas áreas da estatística espacial e da matemática aplicada ao tratamento/processamento de dados nos domínios do tempo e das frequências, destacamos a Análise de Dados com Variabilidade Espacial e a Teoria dos Métodos Geofísicos. Com uma importante componente quantitativa, realça-se a UC de Hidrogeologia. Na área da exploração mineira disponibilizam-se as UC´s de Lavra e Obras Subterrâneas e Exploração de Massas Minerais, esta última fortemente direcionada para a exploração de rocha ornamental. No setor da beneficiação dos recursos, que por si só constitui uma das áreas com maior desenvolvimento científico dentro do DEM, temos as UC´s de Diagramas de Processo e Hidromineralurgia. As UC´s de Geomecânica e Mecânica dos Solos, Projeto Mineiro Integrado, Economia e Gestão de Empresas, Impacte Ambiental Mineiro e Instrumentação e Controlo surgem como Ciências avançadas deapoio às grandes atividades da Engenharia de Minas e do Geo-Ambiente.

 

Neste link, podem ser encontradas as Teses desenvolvidas nos últimos anos no âmbito do MEMG (link).

 

O Mestrado em Engenharia de Minas e Geo-Ambiente (MEMG) foi distinguido com a marca de qualidade internacional EUR-ACE. Este certificado reconhece os altos padrões

de qualidade do Curso, assim como o cumprimento dos requisitos educacionais para cursos de mestrado em Engenharia.

 

DSC 0199Visita de estudo a prederiras em Pedras Salgadas

 

SAM 4312Aula em Laboratório

 

(Link Sigarra)

Novembro/Dezembro
D S T Q Q S S
01 02 03 04
05 06 07 08 09 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30

Visite-nos nas Redes Sociais