Controle de Qualidade
Nunca se falou tanto em Qualidade e Produtividade como nos tempos atuais.
Na verdade, a Qualidade e a Produtividade sempre existiram, com maior ou menor importância e intensidade nas empresas.
Acontece que a constante evolução do mundo moderno e principalmente, o desenvolvimento ultra rápido da tecnologia,
fizeram com que se abrisse um canal muito fluente de informações (veja, por exemplo, o computador, os satélites, a televisão,
a telefonia, etc.).
Com a informação o cliente passou a ficar muito mais conhecedor de seus desejos e mais exigente, como também as
empresas descobriram mais rapidamente o que seus concorrentes estão fazendo de melhor.
Daí, a busca contínua de uma melhor qualidade, maior produtividade menores custos, para alcançar um importante
objectivo: a Competitividade.
Na era de informação que é a nossa, o profissional é treinado e informado para produzir e garantir a qualidade no que faz.
Auto-controle: cada um é inspector de qualidade do seu próprio trabalho. Isto é, é melhor cada um ser responsável pela
qualidade de seu trabalho, do que um ser responsável pela qualidade do trabalho de todos.
Conceito de Qualidade
Fazer bem é :
- Fazer aquilo que foi combinado com o cliente;
- Entregar ao cliente o produto ou serviço próprio para o uso.
Qualidade é um conjunto de características contidas num serviço que, em conformidade com as especificações, atende e, por
vezes, supera as expectativas dos clientes. Qualidade é causar boas surpresas ao cliente.
Por exemplo: um funcionário da administração recebeu uma tarefa com todas as especificações necessárias. Ao entregar o
trabalho, constatou-se que todos os itens solicitados estavam na mais perfeita ordem e que alguns resultados até superavam
as expectativas do solicitante... ISTO É QUALIDADE!
Qualidade é também prestar o serviço no prazo.
Qualidade de atendimento é conquistar a confiança do cliente! É perceber a satisfação natural de que é atendido!…
Por exemplo: o cliente do Banco não sabia o local de pagamento da conta.O segurança imediatamente o orientou, de modo
correto e com cordialidade.
Em comparação o prejuízo trazido por um cliente insatisfeito é sempre muito superior ao benefício trazido por um cliente
satisfeito.
Links interessantes
- Sensibilização para a importância da Qualidade no mercado actual