Tipos de Processo da Produção na Indústria e nos Serviços


  Todas as empresas têm processos de transformção, neste ponto, interessa fazer algumas distinções entre
os processos indústriais e as de serviços. No quadro seguinte são demonstradas as prinpipais distinções 
entre ambos ( efectuada por Schroeder ).

Indústria Serviços
Natureza e consumo do output Tangível Intangível
Uniformidade do input Baixa Alta
Intensidade do trabalho Baixa Alta
Uniformidade do output Alta Baixa
Medição do produtividade Fácil Difícil
Oportunidade para corrigir problemas de qualidade antes da entrega ao cliente Alta Baixa


  A produção indústrial é caracterizada por tranformar inputs físicos em outputs físicos, geralmente em
ambiente próprio sem contacto directo com os clientes, enquanto que na actividade de serviços acontece
exactamente o oposto, o cliente chega, ás vezes, a fazer parte integrante do processo produtivo ( exemplo
disso são os restaurantes, os barbeiros, etc ).

Indústria

Os processos indútriais encontram-se classificados em: - produção por encomenda, - produzir para stock, - ou, montagem por encomenda. E podem ser do tipo: - Continuous Flow ( fluxo contínuo ), - Line Flow ( deriva do Batch Production ), - Batch Production, - Job Shop, - ou, Project. Estes processos estão ordenados por ordem decrescente da flexibilidade.

Serviços

É importante definir o que é que são propriamente os serviços. São actividades economicas que produzem alguma utilidade ao cliente ( bem estar, etc ). Os serviços podem dividir-se em: - serviços para pessoal que não é especializado, - serviços para pessoal especializado, - serviços indústriais, - serviços para consumidores em massa, - ou, serviços para negócios de alta-tecnologia. E podem ser do tipo: - Project, - Job Shop, - Flow Shop, - ou, Continuous Process. Características dos serviços: - o cliente é parte activa no processo ( grande contacto com os clientes ), - a localização das instalações é dictada pelos consumidores, - o output é intangível, variável e não standardizado, - dificil medição da produtividade e qualidade do serviço, - etc. Tipos de contacto com o consumidor em serviço: - contacto fisico constante, - comunicação constante, - comunicação remota ou em pessoa esporádicamente, - ou, comunicação apenas no inicio e no fim do serviço. Os serviços prestados aos clientes, variam de caso para caso ( por exemplo: o mesmo corte de cabelo num barbeiro, pode implicar trabalhos diferentes), logo é muito dificil fazer uma standardização. A nível prático, os esforços que têm sido feitos para tentar standardizar os serviços, revelam que ista leva a que os serviços percam alguns "atributos" ( por exemplo: nos restaurantes do tipo fast-food os clientes não esperam um atendimento normal do género de um restaurante tradicional, existe menos variedade, as coisas não são elaboradas na altura, já se encontram feitas , etc ), em face disso os clientes não estão dispostos a pagar o mesmo que pagariam no caso de haverem esses atributos. Os aspectos qualitativos do serviço, ainda que sejam intangíveis, são essenciais ( se uma pessoa é mal servida num sitio, muito dificilmente vai voltar lá outra vez ). Um dos links apresentados foi utilizado para completar a tabela que se encontra no livro, o outro foi para completar o texto. Links interessantes - Manufacturing vs. Service - Operations Management: Concepts in Manufacturing and Services
Introdução Indice Escolha do Processo Produtivo