Programa

Home Next

Home
Programa
Docentes
Materiais
Notas
Trabalhos
Planeamento
Links
Turmas

Ficha da Disciplina:

LICENCIATURA EM Engenharia Informática e de Computação

MESTRADO EM Inteligência Artificial e Sistemas Inteligentes

ANO LECTIVO 2004/2005

NOME DA DISCIPLINA Robótica / Robótica  Inteligente

ANO 4º 

SEMESTRE

ESCOLARIDADE 3h T (+ 1h TP)

FACULDADE/DEPARTAMENTO: FEUP / DEEC

AULAS TEÓRICAS Eugénio da Costa Oliveira ([email protected]) e Luís Paulo Reis ([email protected])

CATEGORIAS Professor Catedrático / Professor Auxiliar

AULAS PRATICAS Luís Paulo Reis

CATEGORIA Professor Auxiliar

TURMAS TEÓRICAS 1

TURMAS PRÁTICAS 0

TURMAS TEÓR./PRÁT. 1

           

OBJECTIVOS DA DISCIPLINA

Compreender os conceitos básicos de Robótica e o enquadramento da Inteligência Artificial na Robótica.
Estudar métodos de percepção e interpretação sensorial (com ênfase na visão por computador) que permitam criar estados do mundo precisos e métodos de controlo de robôs móveis.
Estudar os métodos que permitam a robôs móveis navegarem em ambientes conhecidos ou desconhecidos usando algoritmos de Planeamento e Navegação.
Estudar os fundamentos da robótica cooperativa e da construção de equipas de robôs.
Analisar as principais competições robóticas nacionais e internacionais, os simuladores robóticos mais realistas e as plataformas robóticas mais avançadas disponíveis no mercado (com ênfase nos robôs AIBO ERS210A e ERS-7).

CONTEÚDO DA DISCIPLINA

Conceitos Básicos de Robótica e enquadramento da Inteligência Artificial na Robótica.
Arquitecturas baseadas em Agentes para Robôs.
Percepção e interpretação sensorial: Distância, visão e localização.
Introdução à Visão por Computador: Imagem Digital, Modelos de Cor, Processamento de Imagem, Análise de Imagem.
Controlo de Robôs móveis: Locomoção e Acção.
Criação, representação a actualização de Estados do Mundo.
Geração Automática de Planos: Análise Meios-Fins, Planeamento Linear, Não-Linear, Hierárquico e Parcialmente Ordenado.
Algoritmos de navegação em ambientes conhecidos/Desconhecidos: Diagramas de Voronoi, Algoritmos A* e D*, decomposição celular.
Planeamento e Aprendizagem: Generalização de Planos.
Robótica cooperativa: Introdução à cooperação entre robôs para a realização de tarefas em equipa.
Competições Robóticas Nacionais e Internacionais: RoboCup, RoboOlympics, Fira Cup, Festival Nacional de Robótica, Micro-Rato, Robô Bombeiro.
Simuladores robóticos: Soccerserver 2D e 3D, RoboCup Rescue, Ciber-Rato.
Plataformas Robóticas: MindStorms, ERS210A e ERS-7 (AIBOS da Sony): Arquitecturas de Hardware e Software.
Programação de robôs utilizando a linguagem RCODE e utilizando o OPEN-R SDK e a linguagem C++.

METODOLOGIA DA DISCIPLINA

As aulas teóricas serão usadas para exposição formal da matéria, com recurso a acetatos, apresentações electrónicas, demonstrações com auxílio de um video-projector e demonstrações de robôs em funcionamento, acompanhadas da apresentação de exemplos e sua discussão. Nas aulas práticas serão propostos exercícios para resolução e realizados trabalhos práticos utilizando plataformas robóticas e simuladores de robótica.

BIBLIOGRAFIA

Artificial Intelligence: a Modern Approach, - Russel and Norvig; Prentice-Hall, 1995
Mobile Robots: inspiration to implementation - Jones; Flynn, Seiger; A.K.Peters, 1999
Readings in Planning - Ed. J.Allen, J.Hendler, A.Tate ; Morgan Kaufmann, 1990
Artificial Intelligence - Elen Rich and Kevin Knight; 2ª Edição, McGraw-Hil, 1991
RoboCup Series (1999, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004 e 2005), LNAI. Springer
Manuais de OPEN-R SDK e Documentação das Plataformas ERS210A e ERS7
Manuais dos Simuladores: Soccerserver, RoboCupRescue e Ciber-Rato
Artigos a disponibilizar através da página da disciplina.

MÉTODOS DE ENSINO

Exposição com Interacção nas Aulas Teóricas.
Uso de simuladores para navegação de robôs móveis (concurso "ciber-rato")
Trabalhos sobre robótica cooperativa ("robosoccer" e “Robocup rescue”)
Exploração de plataformas robóticas móveis (ERS210A e ERS7 – robôs cães - AIBOs da Sony).

HARDWARE

Robôs AIBO ERS-7
Robôs AIBO ERS210A
Mindstorms da Lego

SOFTWARE

Simuladores Soccer-Server (2D e 3D)
Simulador RoboCup Rescue
Simulador Ciber-Rato
OPEN-R SDK (ERS210A e ERS7)
R-CODE SDK (ERS7)
Linguagem de Programação: C++
 

AVALIAÇÃO

Avaliação distribuída com exame final

Exame Final: 40% (Exame com consulta com a duração de 2h30m).
Mini-Projectos: 20% 4/5 Mini-Projectos (grupos 2/3 elementos) com duração de uma semana (o pior dos mini-projectos não é considerado para avaliação).
Projecto Final: 40% Com a duração de 7 semanas aplicando toda a matéria leccionada

Avaliação contínua (incluindo trabalho): nota mímina para obter frequência - 30%)
(a aprovação implica a necessidade de nota >= 30% no exame)

Back to Top

Páginas criadas e mantidas por Luis Paulo Reis [Luis Paulo Reis].
Última actualização: Setembro 13, 2004.