O Mundo da Psicossomática

quinta-feira, 29 de Maio de 2003

 

Definicão

Resenha Histórica

Entrevistas

Frederic Chopin, um caso Psicossomático?

Conclusão

Anexos

Opinião

Créditos e Bibliografia

 

  O Primeiro desafio ao Modelo Biomédico

Introdução


Este trabalho foi realizado no âmbito da componente prática da cadeira de Psicologia da Saúde, tendo como base o tema: Psicossomática. Ao longo deste relatório definimos e exploramos o desenvolvimento e a evolução da Psicossomática, como uma verdadeira ciência, que surge como um desafio ao modelo biomédico, contrapondo-se a uma visão dualista e extremada da problemática mente – corpo.
Trata-se de um tema recente, mas interessante, que apresenta uma visão diferente, mas não nova, de como se deve encarar o Homem e a sua doença. Tal como a Psicossomática, que encara um homem de forma holística, também nós tomámos essa opção em relação a esta nova ciência. Desta forma abordámos, investigámos e explorámos a Psicossomática na sua vertente mais geral, tentando perceber os seus pressupostos e a sua génese. Pareceu-nos, no entanto, interessante e importante particularizar a Psicossomática num caso prático e real, para também ser mais fácil entende-la como uma ciência útil, pragmática e legítima do ponto de vista clínico.
Os dois primeiros capítulos são, portanto, dedicados à definição e história do conceito. Num terceiro capítulo analisaremos um texto sobre Psicossomática do Dr. Marco Aurélio Dias da Silva, “Quem Ama Não Adoece”, enriquecendo a informação deste artigo com um artigo da Revista Portuguesa de Psicossomática.
Os dois últimos capítulos abordam a questão prática e operacionalizável da Psicossomática, com um caso prático de uma personalidade histórica e genial do mundo da música, Frederic Chopin.
Por último, achámos pertinente ouvir a opinião de dois profissionais ligados aos dois pólos fundadores da Psicossomática – a Medicina e a Psicologia. Assim, entrevistámos o Professor Doutor Manuel João Quartilho – Psiquiatra e o Professor Doutro Rui Paixão – Psicólogo, no intuito de poder tirar conclusões sobre o sentido que a Psicossomática tem em determinadas doenças e a utilidade que poderá ter para clínicos, terapeutas e médicos.
 

 .

 

Este site foi actualizado pelo última vez no dia 28/Maio/2003