Dimensão da Capacidade Produtiva
A dimensão da capacidade é uma escolha estratégica que condiciona a actuação da empresa no mercado. É
resultado de uma análise feita pela empresa, em termos economicamente viáveis, que indica qual poderá ser
a quantidade de output escoado por esta, nesse momento e em função das perspectivas de evolução.
Capacidade é a capacidade produtiva das instalações, geralmente é medida como uma quantidade de output
sobre a unidade de tempo. É raramente um termo contínuo, a tecnologia impõe algumas limitações, que levam
a que a dimensão produtiva não seja a desejada ( teórica ), mas sim a mais próxima desse valor.
Métodos de a calcular:
- Capacidade planeada - taxa máxima de outputs para a qual a instalação foi projectada.
- Capacidade efectiva - taxa máxima de outputs com condições normais para a operação.
- Capacidade actual - taxa de outputs que é realmente obtida.
Medidas:
A importância do dimensionamento de capacidades é devida a problemas como:
- com demasiada capacidade os níneis de inventário podem subir ou o equipamento e a força de trabalho
serem sub-utilizados ( pouca utilização ).
- com uma capacidade insuficiente a empresa pode perder clientes para a concorrência ou ter que recorrer
a subcontratação ( ajuda externa ).
- os custos de aumentar a capacidade são significativos, tal como os custos de ter que reduzir a
capacidade.
O dimensionamento da capacidade é tipicamente baseado em:
- previsões de crescimento e variação da procura.
- custos de construir e operar diferentes plantas.
- taxa e tendência da inovação tecnológica.
- comportamento da concorrência.
O planeamento de capacidades pode ser inicializado em resposta a :
- Aumento da procura.
- Diminuição da procura.
- Mudanças tecnológicas.
- Mudanças no meio envolvente ou na concorrência.
- Oportunidade de melhorar o posicionamento competitivo da empresa.
Passos para um planeamento de capacidades efectivo:
1- Verificar e avaliar as capacidades e instalações.
2- Prever as necessidades de capacidades e instalações.
3- Definir alternativas que respondam aos requisitos.
4- Fazer análises financeiras a cada uma das alternativas.
5- Establecer pontos chave de qualidade para cada alternativa.
6- Selecciona a alternativa que vai ser comprada.
7- Implementa essa alternativa.
8- Verifica e analisa os resultados actuais.
O que fazer quando é necessária mais capacidade:
- Nada, usar técnicas de ajuste de capacidades internas.
- Expandir a instalação existente.
- Adicionar mais uma instalação.
- Fechar as portas e partir para outro lugar.
Exemplos de factores que afectam a decisão da localização:
- Custo e disponibilidade da mão-de-obra.
- Escala de salários e Sindicatos.
- Disponibilidade de transportes.
- Fornecedores de electricidade, fuel/gasolina e água.
- Impostos.
- Proximidade de mercados.
- Tendências da população.
- Fornecedores e serviços de apoio.
- Oferta e custo de terreno.
- Questões ambientais.
- Restições da zona e custos de contrução.
- Instalações de ensino de grau mais elevado.
- Instalações médicas.
- Modo de vida.
- Preferência da gestão.
Problemas com as instalações:
- a localização.
- a atribuição.
- a atribuição/localização.
- o layout.
Para mais informações visitar o link sugerido.
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