Tecnologia
É importante definir já o conceito de tecnologia, é a aplicação do conhecimento científico na indústria
ou negócio.
Devido às constantes evoluções que têm existido em quase todas as tecnologias, as empresas tem à sua
disposição várias soluções técnicas diferentes que produzem o mesmo output. Cabe ao gestor tomar uma
decisão sobre qual a solução a adoptar em cada caso, para isto, ele baseia-se numa análise económica
dessas possiveis soluções e no posicionamento estratégico da empresa face ao mercado.
Como é que a tecnologia melhora a performance da empresa:
- melhoria do produto e serviço de qualidade.
- menor custo.
- melhorar a resposta aos mercados.
- melhorar a resposta aos clientes.
- mais flexibilidade.
- maior segurança.
- reduzir os inventários de W.I.P. ( em curso de fabrico ).
- aumentar o lucro a longo prazo.
As alianças estratégicas são uma tentativa de melhorar a competitividade da cada membro através do
aumento do acesso aos tão necessários especialistas e o acesso a novos mercados.
É importante saber quais as principais barreiras à implementação de novas tecnologias:
- é dificil justificar os encargos financeiros.
- a gestão não compreender as potêncialidades das novas tecnologias.
- preocupação pelo impacto da nova tecnologia nas pessoas da organização.
Automação é a substituição por máquinas do trabalho fisico e mental humano. Existem 3 tipos básicos
de automação: automação fixa, automação programável e a automação flexível.
CIM - Computed Integrated Manufacturing
É o procedimento formal pelo qual se atinge a integração das funções de uma organização.
Funções do CIM:
- CAD - Computer-Aided Design
- CAM - Computer-Aided Manufacturing
- Numerical Controlled Machines
- Robótica
- Sistemas de Produção Flexíveis
- Identificação Automática de Partes
Bar Code - Código de Barras
Benifícios desta tecnologia:
- Entrada rápida de dados.
- Aumenta a percisão dos dados.
- Reduz o manuseamento de material pela força de trabalho.
- Minimiza a o inventário na recepção ( on-hand ).
- Monitoriza a eficiência da força de trabalho.
- Melhora o serviço ao cliente.
- Verifica as ordens na chegada e na partida.
- Controla e monitoriza as actividades do shop floor.
- Optimiza o chão fabril ( floor spaces ).
- Melhora o produto e ainda reduz os deperdícios.
Tecnologias Inteligentes
- Inteligência Artificial - simula humanos, na sua capacidade de responder e racicionar.
- Expert Systems - o conhecimento humano específico é convertido para regras.
- Redes Neuronais - baseadas em modelos biológicos ou matemáticos, foram projectadas para imitar o
funcionamento do cérebro.
Tecnologias da Comunicação
- Correio Electrónico
- Troca de dados Electronicamente
- Telefones Celulares
- Internet - Rede física de sistemas de computadores a nível mundial, semelhante ao sistema telefónico
mundial, "gerida" por protocolos.
- Intranet - Semelhante à Internet, mas com capacidade de restringir acessos exteriores à organização.
Existem várias questões que são importantes referir:
- Uma opção por processos mais automatizados ou de mão-de-obra intensiva vai ser baseada nos custos dos
factores de trabalho e capital para a empresa, como na facilidade de obter a quantidade e qualidade
desejada com cada um deles.
- O grau de flexibilidade da tecnologia escolhida ( em termos dos níveis quantitativos e qualitativos da
produção do output ). Esta tomada de decisão vai ter conta, mais uma vez, o posicionamento estratégico da
empresa e os custos e proveitos que outras soluções alternativas possam acarretar.
Importante:
Nas pesquisas efectuadas apenas foram encontrados casos concretos, alguns desses podem ser vistos
nos links que apresentamos.
Links interessantes
- exemplo da tecnologia utilizada numa empresa lacticínia
- História do Produto: Resumo da Tecnologia de Cabos "Tight-Buffer"