Medição de correntes de alimentação de circuitos

Por várias vezes surgiu-me a necessidade de medir em tempo real o valor da corrente consumida por um dado circuito. Neste artigo vou concentrar diversa informação sobre este assunto.

Existem vários módulos para o efeito, contudo destinam-se a medir níveis de corrente algo elevados para o tipo de circuitos que me interessavam analisar. Com efeito existem muitos módulos vendidos no eBay com correntes máximas de 1, 5, 20A baseados no sensor ACS712 da Allegro. Um módulo da Sparkfun, introduz à saída deste sensor, um amplificador o que permite medir correntes mais baixas. Em todos estes casos a medição da corrente é feita com base no efeito de Hall.

Uma alternativa é medir a queda de tensão numa pequena resistência a colocar no barramento de alimentação do circuito. Isso pode ser por exemplo feito com o MAX4172 sobre uma resistência de 0,1Ω ou 0,01Ω. Seria interessante ter depois uma amplificador de ganho programável como o PGA112 da Texas Instruments que para além de diversos ganhos apresenta 2 canais de entrada o que permite a medição de corrente e tensão.

Em princípio os componentes serão os seguintes:

Contudo pode haver alternativas, nomeadamente o MAX4372 (que é mais barato pois tem uma menor largura de banda).

Irei depois colocar aqui o circuito completo que pretendo construir na unidade ROBIS.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *