Unidades de Investigação

Integra, no ano lectivo 1974/75, ainda aluna, o Grupo de Propriedades de Transporte, do Laboratório de Física da Faculdade de Ciências da UP, sob orientação do Prof. J. Bessa de Sousa.

Integra, durante um curto estágio, em Outubro/Novembro de 1975, a equipa do Prof. B. R. Coles, no domínio das técnicas experimentais de medida a baixas temperaturas, no Departamento de Física do Imperial College of Science and Technology, Londres.

Integra a equipa de "bubble chamber analysis" do Prof. Butterworth, entre Junho de 1978 e Abril de 1979, no Departamento de Física do Imperial College of Science and Technology, Londres.

Integra, em regime de tarefa remunerada do INIC, entre Setembro de 1979 e Fevereiro de 1980, as actividades de investigação do grupo de Propriedades de Transporte do Laboratório de Física da Faculdade de Ciências da UP.

Promove a reabertura e colabora na reestruturação da linha nº1, “Sistemas Automáticos”, do Centro de Estudos de Engenharia Mecânica em 1990, passando a integrar este Centro.

Responsável pela direcção da linha nº1 do CEEM, de 1992 até à extinção dos Centros de Estudos do INIC.

Membro fundador do IDMEC - Pólo FEUP e membro do respectivo Conselho Científico desde a sua formação, tendo sido co-responsável pela definição de equipamentos experimentais, para apetrechamento no âmbito do IDMEC.

Colabora na proposta para criação do Centro de Estudos de Física, Acústica e Telecomunicações, CEFAT, Unidade 49 do Financiamento Plurianual JNICT 1994.

Membro fundador do CEFAT, Centro de Estudos de Física, Acústica e Telecomunicações, Unidade 49 do Financiamento Plurianual JNICT 1994 e membro do respectivo Comité Científico.

Responsável pela linha nº4, “Instrumentação e Sensores”, do CEFAT desde a sua formação até à reestruturação da Unidade em 1997.

Co-responsável, desde então, pelas suas duas novas áreas de acção até apresentar a demissão em Abril de 2000. A FCT tornou pública nesta data, a avaliação do painel de peritos, tendo sido a Unidade classificada com Bom e tendo sido atribuído o Fundo Programático Especial, nominativamente, à Investigadora Teresa Restivo (Anexo III).