Documentação

Registo do desenvolvimento das tarefas definidas no planeamento, procurando identifcar os métodos para conclusão destas tarefas. Nesta secção irá também ser feito um registo das atividades desenvolvidas ao longo de cada semana da dissertação.

Relatório de Progresso PDI

Relatório de progresso no âmbito da Unidade Curricular de Preparação da Dissertação onde se pretendia dar alguma informação sobre o tema escolhido, o motivo da escolha e que pesquisa já tinha sido feita em termos de Estado da Arte.

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Relatório Final PDI

Relatório final no âmbito da Unidade Curricular de Preparação da Dissertação onde era esperada uma consolidação do Estado da Arte, de modo a facilitar a entrada na Dissertação com conhecimentos já adquiridos. Neste documento consta também o conjunto de ferramentas a utilizar, uma versão provisória do planeamento e as conclusões do trabalho realizado até ao momento.

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Dissertação

Dissertação submetida para avaliação do júri a 26 de Junho de 2012.

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Registo de Atividades

Ao longo de cada semana de trabalho será elaborado um registo de atividades muito sintético que pretenderá elucidar sobre o conjunto de tarefas desenvolvido nesse espaço de tempo.

Semana 1 (de 27/02/2012 a 02/03/2012) - Download do Relatório Semanal

- Passagem do texto da Dissertação feito até agora (semelhante ao entregue no contexto da UC Preparação para a Dissertação) de Word para LaTeX;

- Instalação e ambientação com o software necessário para o desenvolvimento do trabalho futuro;

- Análise de um guião de uma UC de Processamento de Sinais Fisiológicos sobre ECG (MATLAB);

- Início da construção do site (seleção de conteúdo e layout apropriados);

- Marcação de reunião para início de atividades.

Semana 2 (de 05/03/2012 a 09/03/2012) - Download do Relatório Semanal

- Pesquisa de alguns exemplos de tratamento de sinais ECG em MATLAB, bases de dados para testes (Physionet) e toolkits (PhysioToolkit e BioSig)

- Reunião de arranque de trabalhos (3 de Março às 14h30), juntamente com outros alunos orientados pelo Prof. Aníbal Ferreira;

- Continuação do desenvolvimento do site, confrontando com os requisitos definidos na página do siFEUP da UC Dissertação

- Contacto com a Faculdade de Psicologia (nomeadamente com o Prof. Fernando Barbosa) tendo em conta a possibilidade de utilização de equipamento do Laboratório de Neuropsicofisiologia para a obtenção de sinais de voz e ECG (primeiro contacto feito por Mário Barbosa);

- Marcação de reunião para conhecer as instalações e definir arranque de trabalhos no referido Laboratório, para 14 de Março, às 15 horas.

Semana 3 (de 12/03/2012 a 16/03/2012) - Download do Relatório Semanal

- Definição de conteúdo do site (juntamente com Mário Barbosa) que culminou com a criação de páginas que falarão um pouco sobre sinais de voz e sobre o eletrocardiograma;

- Reunião com o Prof. Fernando Barbosa e montagem do local de trabalho para recolha de amostras de sinal na Faculdade de Psicologia (faltando ainda a obtenção de algum material); contacto com Prof. Cassilda Reis, Lab Manager;

Local para recolha de sinal

- Ambientação com o novo local de trabalho e com o software e hardware existentes;

Semana 4 (de 19/03/2012 a 23/03/2012) - Download do Relatório Semanal

- Reunião periódica (19 de Março às 14h30), juntamente com outros alunos orientados pelo Prof. Aníbal Ferreira, onde se tomou a decisão de utilizar estímulos nos sujeitos a testar, para além da captação apenas em situação de repouso;

- Reformulaçao de objetivos e planeamento tendo em conta as alterações referidas anteriormente;

- Criação de inventário do material disponível e de ferramentas a utilizar [ver]

- Reunião com o Prof. Aníbal Ferreira no local de trabalho na Faculdade de Psicologia para averiguação de material em falta.

- Contacto com empresa revendedora de produtos BIOPAC em Portugal (Braineyes) e pedido de orçamento; tentativa de contacto com outras empresas para comparação, sem sucesso;

Semana 5 (de 26/03/2012 a 30/03/2012) - Download do Relatório Semanal

- Tentativa de contacto com empresa Braineyes para obtenção do orçamento mais rapidamente (sem sucesso);

- Contacto com Professores da Faculdade de Desporto (Prof. Ricardo Fernandes e Prof. Vilas Boas) para tentar o empréstimo de material para a fase de teste (contacto fornecido pelo Prof. Fernando Barbosa);

- Pedido de utilização do dispositivo de ECG da FEUP (Biopac MP35), ambientação com o mesmo e definição de método de sincronização entre todos os dispositivos

- Início da elaboração do procedimento de teste;

- Início de recolha de voluntários para testes;

NOTA: Inventário de material actualizado! Ver nova versão aqui.

Semana 6 (de 02/04/2012 a 06/04/2012) - Download do Relatório Semanal

- Continuação do desenvolvimento de um procedimento de teste (contactos com Prof. Fernando Barbosa para esclarecimento de dúvidas específicas); [ver]

- Elaboração de um consentimento informado, para apresentar a cada voluntário antes de se iniciar a recolha dos sinais; [ver]

- Continuação de recolha de voluntários para testes;

- Contacto com o técnico do Laboratório I010 da FEUP (Nuno Sousa) tendo em vista a averiguação da disponibilidade do dispositivo Biopac MP35 para utilização fora da faculdade (disponível);

- Início do desenvolvimento de código em MATLAB para análise de sinais de ECG, utilizando sinais de teste previamente obtidos;

Semana 7 (de 09/04/2012 a 13/04/2012) - Download do Relatório Semanal

- Reunião periódica com o Prof. Aníbal Ferreira e todos os outros orientandos (11 de Abril, 10h30);

- Obtenção de CD de estímulos do International Affective Picture System (IAPS);

- Assinatura e entrega de termo de responsabilidade para utilização do Biopac MP35 e do microfone a ser usado;

- Envio de e-mail dinâmico à comunidade estudantil da FEUP para obtenção de voluntários para testes na Faculdade de Psicologia.

- Calendarização dos primeiros testes e contactos com voluntários

Semana 8 (de 16/04/2012 a 20/04/2012) - Download do Relatório Semanal

- Conjunto de voluntários finalizado;

- Transporte e montagem de todos os dispositivos no local de trabalho da Faculdade de Psicologia;

- Continuação da calendarização de testes;

- Seleção de estímulos do IAPS e ajuste e finalização do procedimento experimental;

Semana 9 (de 23/04/2012 a 27/04/2012) - Download do Relatório Semanal

- Recolha de amostras em voluntários no laboratório montado na Faculdade de Psicologia.

Semana 10 (de 30/04/2012 a 04/05/2012) - Download do Relatório Semanal

- Segmentação e análise preliminar dos resultados obtidos.

- Recolha de amostras adicionais na Faculdade de Psicologia, após verificação que algumas das obtidas anteriormente não cumpriam todos os requisitos definidos;

- Criação de uma base de dados bem organizada com todos os sinais de voz e ECG devida e uniformemente segmentados.

Semana 11 (de 07/05/2012 a 11/05/2012) - Download do Relatório Semanal

- Início do Processamento de sinais de ECG;

- Criação de rotina para leitura e processamento de todos os excertos de sinal de ECG (para cada sujeito e para cada estímulo)

- Criação de função para extração de jitter (simples, RAP, PPQ5, PPQ11 e PPQ55) e de outros parâmetros (batimentos cardíacos, período médio, etc)

Semana 12 (de 14/05/2012 a 18/05/2012) - Download do Relatório Semanal

- Aperfeiçoamento da deteção de picos nos sinais de ECG, através da criação de um algoritmo semi-automático para estimação do período fundamental da onda;

- Desenvolvimento de um algoritmo alternativo para posterior confrontação com o aperfeiçoado anteriormente; teste do algoritmo em 10% do total de amostras obtidas (total de 62 amostras, retiradas de sujeitos aleatórios);

- Criação de rotina de escrita de parâmetros a analisar para um formato no qual seja possível um posterior tratamento em ambiente de análise estatatística (SPSS ou WEKA) e posterior obtenção dos mesmos;

Semana 13 (de 21/05/2012 a 25/05/2012) - Download do Relatório Semanal

- Criação de script de análise em ambiente PRAAT para extração de características (leitura de ficheiros e extração de valores numéricos de “Voice Report”);

- Finalização e teste de algoritmo dos limiares (novo algoritmo semi-automático criado);

- Início de extração de características e organização da informação

Semana 14 (de 28/05/2012 a 01/06/2012) - Download do Relatório Semanal

- Finalização da extração de características de sinais de voz e eletrocardiografia;

- Estudo de conteúdos de estatística para escolha apropriada dos testes a realizar;

- Escolha do conjunto de características final para análise estatística;

- Início de análise descritiva dos parâmetros, em ambiente SPSS

Semana 15 (de 04/06/2012 a 08/06/2012) - Download do Relatório Semanal

- Finalização da extração de características de sinais de voz e eletrocardiografia;

- Finalização de análise descritiva;

- Testes de correlação entre parâmetros de sinais de voz e eletrocardiografia;

- Conjunto de testes estatísticos alternativos (análise de modelos de regressão, testes de variância);

- Reunião de conclusões importantes para o estudo;

- Reunião com orientador, juntamente com todos os outros orientandos (sexta-feira, dia 8, das 10h30 ás 12h00);

- Escrita da dissertação

Semana 16 (de 11/06/2012 a 15/06/2012) - Download do Relatório Semanal

- Escrita da dissertação

Semana 17 (de 18/06/2012 a 22/06/2012) - Download do Relatório Semanal

- Escrita da dissertação;

- Correção de alguns pontos sugeridos no feedback obtido

Semana 18 (de 25/06/2012 a 29/06/2012) - Download do Relatório Semanal

- Conclusão da escrita da dissertação e revisão final;

- Entrega versão da dissertação para avaliação por juri;

- Atualização do website da dissertação com documentação e alteração de algumas páginas;