Bem-vindos!

Este sítio web foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular Dissertação da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto - Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores. Servirá para manter um registo do trabalho (ver Registo de Atividades) a ser desenvolvido ao longo do semestre ao alcance de todos aqueles que se interessarem pelo tema. Para qualquer esclarecimento adicional, poderão ser utilizados os contactos fornecidos no fundo da página.

Como o título da página indica, o tema da dissertação é "Correspondência entre alterações da voz e do eletrocardiograma". Ao longo desta dissertação, procurou-se identicar um conjunto de correspondências entre distorções presentes na voz e nos impulsos cardíacos, em situação de repouso e perante a apresentação de um conjunto de estímulos visuais. Estas alterações serão detetadas após recolha deste tipo de sinais num conjunto de voluntários.

Esta dissertação foi orientada pelo Prof. Aníbal Ferreira, Professor Associado do Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores e co-orientada pelo Prof. Fernando Barbosa, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Toda a documentação que for produzida ao longo dos próximos meses de trabalho estará disponível para consulta, bem como o relatório desenvolvido na Unidade Curricular de Preparação para a dissertação.

Resumo do tema

A voz é um dos principais meios de interação entre os seres humanos. Este órgão de comunicação tem sido alvo dos mais variados estudos, de que são exemplo a identificação de patologias ou a identificação de oradores em contextos forenses. Este estudo visa estabelecer um conjunto de correspondências entre variações existentes nos sinais de voz e de eletrocardiografia. Esta comparação foi feita em dois contextos distintos: em situação de repouso e mediante a apresentação de um conjunto de estímulos visuais de várias naturezas.

Tendo como ponto de partida comum os mecanismos neurológicos que desencadeiam os movimentos nas pregas vogais e no coração, pretende-se chegar a um conjunto de conclusões inovadoras sobre a forma como a voz nos diz algo sobre o estado do nosso coração. Cruzando os domínios do processamento de sinal e da medicina, procura-se compreender melhor o modo como as pessoas interagem e sentem. Porque expressar emoções a partir da fala é, em larga medida, o que faz de nós humanos.

Foi feita uma recolha de amostras em vinte sujeitos, divididos igualmente entre sexo masculino e feminino. Os estímulos apresentados durante as recolhas são integrantes do International Affective Picture System, sendo alvo de uma marcação distintiva individual. Os sinais de voz analisados consistiram nas vogais sustentadas /a/ e /i/. Depois da organização da base de dados de sinais, o implementação teve por objetivo a extração de características de sinal de ECG (jitter, batimentos cardíacos, período médio e outros) e de voz (jitter, shimmer, frequência fundamental, Harmonic-to-noise ratio e outros).

Efetuou-se uma análise estatística dos resultados, recorrendo a um conjunto de descritores e testes apropriados para o espaço amostral em questão. Foram confrontadas diversas situações e comprovaram-se relações associadas a tendências coincidentes nas distribuições destes sinais, nomeadamente no que diz respeito a variações no \textit{jitter} e na frequência fundamental. Também foi possível tirar conclusões sobre a influência do género nestas variações. Uma análise mais detalhada destes sinais, direcionada para uma vertente patológica, poderá contribuir para um estudo de relações ao nível do diagnóstico médico.