A água é um recurso escasso, tendo a comunidade da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) consumido em média nos últimos quatro anos 20 mil m3 de água potável. Por isso, a monitorização do consumo bem como a sua redução são essenciais para a sustentabilidade da FEUP.

Quanto a iniciativas com impacte na diminuição do consumo de água, destaca-se, em 2019/2020, a substituição de todos os autoclismos, bem como a colocação de fluxómetros automáticos (com sensor) em todos os urinóis.

Comparando o quadriénio 2019-2022 com o 2015-2018, verifica-se uma redução do consumo médio de água potável per capita de 50%. De mencionar que em 2015, houve uma rutura originando um aumento atípico do consumo de água nesse ano.

Em 2022, a FEUP foi responsável pelo consumo de cerca de 15 milhões de litros de água, correspondendo a 1 600 litros por membro da comunidade académica (per capita).

A Figura seguinte mostra a evolução do consumo de água por membro da comunidade académica ao longo dos últimos 10 anos:

Sabia que uma torneira a pingar de 5 em 5 segundos, durante 24 horas, pode gastar 30 litros de água por dia, o que corresponde a mais de 10 000 litros de água por ano?

  • Não deixe as torneiras a pingar. Em caso de avaria, reporte aos Serviços Técnicos de Manutenção.
  • Não utilize mais água do que a necessária.
  • Ao lavar os dentes com a torneira aberta pode gastar diariamente, em média, cerca de 14 litros de água.
    Se usar um copo, pode diminuir para apenas 1 litro.
  • Permaneça hidratado bebendo água da torneira. Prefira a água da torneira à engarrafada.

Consumo de Água desde janeiro de