FEUP Orientation Days (foto: D.R.)

 

A integração dos princípios do Desenvolvimento Sustentável nos curricula dos cursos de forma a garantir que os graduados adquiram competências nessa área é um dos objetivos estratégicos do Comissariado para a Sustentabilidade da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (CS-FEUP).

Na FEUP, este objetivo é realizado através de diferentes abordagens, desde a disponibilização de unidades curriculares (UC) integradas em cursos de graduação e pós-graduação, de módulos dentro de uma unidade curricular, ou ainda de cursos de formação contínua com foco nalgumas vertentes da sustentabilidade. Além disso, na UC de 1º ano ‘Projeto FEUP’ oferecida aos estudantes de licenciatura e mestrado integrado, o CS-FEUP faz uma palestra com o objetivo de dar a conhecer as iniciativas do Comissariado, bem como de promover comportamentos mais sustentáveis.

Exemplos de Unidades Curriculares incluídas nos Ciclos de Estudos

Ciclos de Estudos: MIEA

Objetivo: Ao engenheiro do Ambiente são requisitados conhecimentos específicos para dar resposta à necessidade de avaliar a sustentabilidade de produtos e processos que são usados na Sociedade. Os objetivos incluem: Conhecimento e aplicação de ferramentas na base da Ecologia Industrial práticas correntes de aplicação deste conceito. Os conceitos de base incluem: Produção Limpa, Gestão Ambiental em Organizações (norma ISO 14001), Gestão do Ciclo de Vida, EcoDesign, Avaliação Integrada de resíduos, Simbiose Industrial (Eco parques Industriais), Consumo e Produção Sustentáveis e Economia Circular.

[+]

Ciclos de Estudos: MIEQ/MIB

Objetivo: Esta unidade curricular (UC) apresenta os elementos fundacionais da utilização de recursos biológicos para a produção de utilidades (p.ex. energia) e produtos (p.ex. químicos de elevado valor acrescentado), numa perspectiva ambientalmente correcta (p.ex utilização sustentada e remediação). Beneficiando do conhecimento e competências adquiridas num primeiro ciclo de estudos, fornece-se um tratamento abrangente e coerente de conceitos, bem como ferramentas comuns para aplicações envolvendo extração, processamento e uso de informação em múltiplos cenários. Esta UC aborda, com efeito, conceitos fundamentais para a compreensão das principais tecnologias existentes e de outras emergentes, no intuito de permitir a discussão de dados e o tratamento analítico de informação para um uso eficaz da mesma.

[+]

Ciclos de Estudos: MIEQ

Objetivo: Esta unidade curricular tem como principal objetivo proporcionar aos estudantes competências em todos ao aspetos relacionados com a recuperação de energia; redução da poluição na fonte; tratamentos de fim de linha de efluentes e resíduos; metodologia de análise de ciclo de vida (ACV) e potenciais aplicações da mesma; sustentabilidade ambiental, económica e social, impacto de produtos e/ou processos.

[+]

Ciclos de Estudos: MIEMM

Objetivo:   A avaliação ambiental de processos industriais e produtos é fundamental para a avaliação da sustentabilidade ambiental. A introdução destes conceitos nesta unidade curricular no MIEMM permite ao estudante reconhecer os danos ambientais associados aos processos industriais e produtos.

[+]

Ciclos de Estudos: MIEC

Objetivo: Salientar as consequências ambientais e sociais dos projetos de Engenharia
– Conhecimento das Políticas de Ambiente a nível internacional e nacional
– Compreensão das implicações da AIA e da AAE no exercício da profissão
– Conhecimento da problemática associada ao Desenvolvimento Sustentável e das Alterações Climáticas e implicações no exercício da atividade de Engenharia

[+]

Ciclo de Estudos: Mestrado em Projeto Integrado na Construção de Edifícios

Objetivos da UC: Pretende-se transmitir os conceitos fundamentais da sustentabilidade na construção e apresentar os diversos níveis de abordagem. Serão apresentados os métodos de avaliação da sustentabilidade na construção de edifícios e os respetivos critérios de aplicação a fim de munir os alunos com ferramentas que lhes permitam identificar as soluções construtivas mais sustentáveis e saber como aplicá-las, desde a fase de planeamento até ao final da vida útil da construção.

[+]

Ciclo de Estudos: Design Industrial e de Produto

Objetivos da UC: Sensibilizar para a relevância histórica e ética da ideia de sustentabilidade (em geral).
Criar consciência e aprofundar conhecimentos sobre a sustentabilidade do design.
Motivar e desenvolver a aplicação da sustentabilidade do design em contextos globais e locais.
Compreender e saber avaliar a sustentabilidade no contexto do design do produto.
Adquirir experiência no desenvolvimento de produtos sustentáveis.
Refletir sobre a problemática da sustentabilidade no contexto da atividade de projeto.
Identificar oportunidades de design sustentável dentro dos projetos e explicar os benefícios respetivos.
Demonstrar vantagens nas escolhas de práticas de design sustentável.
Capacidade de implementar decisões de design sustentável.

[+]

Ciclo de Estudos: Mestrado em Gestão da Mobilidade Urbana

Objetivos: pretende-se que o estudante adquira um conjunto de conhecimentos críticos e ferramentas que lhe permitam tomar decisões técnicas, metodológicas e estratégicas, devidamente fundamentadas, no contexto de definições de carácter de política de mobilidade e de ações de planeamento da mobilidade em contexto urbano, entendida como parte integrante e relevante de uma política de desenvolvimento sustentável.

[+]

Ciclo de Estudos: Mestrado em Gestão da Mobilidade Urbana

Objetivos: pretende-se que o estudante adquira um conjunto de conhecimentos e de ferramentas que lhe permitam desenvolver o espírito crítico, adquirir metodológicas e estratégicas devidamente fundamentadas no contexto de ações de projeto, tomar decisões técnicas, dimensionamento e gestão de uma rede integrada de mobilidade urbana sustentável. A uc procura dotar o futuro especialista em mobilidade urbana, de conhecimentos técnico-científicos voltados para a promoção dos modos de transporte sustentáveis, com particular ênfase nos modos suaves, incrementando o rigor científico e a credibilidade técnica exigível ao exercício da sua atividade.

[+]

Ciclo de Estudos: Mestrado em Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica

Objetivos da UC: Com esta UC pretende-se, por um lado, alertar o estudante para a importância da sustentabilidade ambiental e para o papel da Geotecnia no desenvolvimento sustentável e, por outro lado, que o estudante adquira conhecimentos e ferramentas que lhe permitam tomar decisões técnicas, devidamente fundamentadas, no que se refere à conceção, dimensionamento e monitorização do comportamento de aterros de resíduos, à valorização de resíduos em obras geotécnicas e a técnicas de deteção e tratamento de solos contaminados.

[+]

Ciclo de Estudos: Programa Doutoral em Sistemas Sustentáveis de Energia

Objetivos da UC: Pretende-se em primeiro lugar que os estudantes compreendam conceito de Sustentabilidade nas suas diversas vertentes e variantes. Pretende-se igualmente que sejam capazes de identificar os principais vetores de relacionamento entre os recursos naturais e a sustentabilidade, com particular ênfase nos fluxos, formas e transformações de energia, assim como de conhecer e utilizar ferramentas metodológicas de análise das cadeias de materiais e de energia.

[+]