Consumo de café na FEUP com menor impacto ambiental | Edifício I

Na sequência das iniciativas já realizadas pelo Comissariado para a Sustentabilidade com o objetivo de reduzir a pegada de carbono associada ao consumo de café das máquinas de Vending da FEUP, apresentamos a equipa LOOPACK!

Fun fact: sabias que o número de copos descartáveis são desperdiçados anualmente só em máquinas de vending na União Europeia pode exceder os 21 milhões?

Isso representa mais de 1 milhão de toneladas de CO2, uma pegada maior do que 160 000 europeus juntos! Este tema já não é novidade, mas as soluções até agora têm sido pouco eficazes: uns incentivam o uso de copos pessoais e outros, pior ainda, a redução do consumo de café.

Bem, está na altura de mudar o paradigma e eliminar o problema na sua raiz, sem que deixes de tomar café ou que tenhas de andar com um copo sujo atrás de ti.

Imagina isto: um reutilizável que pode ser usado como descartável, é só comprar o café, beber, deitar o copo fora e ele depois aparece magicamente de volta na máquina, reduzindo as emissões em mais de 50%. É fascinante? Não nos queremos gabar, mas sim, também achamos.

Como podes fazer isso? Basta seguires estes passos:

  1. Vai até à Vending Machine do Edifício I na FEUP com o teu cartão U.Porto
  2. Verás um bonito dispensador da Loopack junto à máquina de vending, basta passares o teu cartão U.Porto e cairá um copo
  3. Pega no copo e usa-o para o teu café, na mesma máquina de venda automática
  4. Desfruta da tua merecida pausa para o café e, quando terminares, deita o copo em qualquer um dos nossos smart bins
  5. Sorri, e aproveita o facto de teres acabado de ajudar o planeta!
  6. (Opcional) Regista-te na nossa plataforma, para poderes acompanhar o teu impacto! Além disso, a cada 10 cafés que beberes nos nossos copos, e depois de os devolveres, pagamos-te um café! Segue o link para veres mais (https://loopack.streamlit.app/)

A Loopack vai estar na FEUP durante todo o mês de Fevereiro, por isso aproveita e vem experimentar ser sustentável sem ter trabalho connosco!”