Estão abertas as encomendas para os cabazes (ou meios cabazes) biológicos FEUP

Dia 21 de março, o Good Food HUBs, o Centro de Eventos da FEUP e o Comissariado para a Sustentabilidade FEUP juntam-se uma vez mais para proporcionar o acesso aos alimentos mais frescos diretamente dos produtores.

Depois do sucesso dos Cabazes FEUP no EcoMarket de dezembro e durante os meses de janeiro e fevereiro de 2024, vimos agora reforçar a necessidade de se realizarem as encomendas prévias aos produtores FEUP, para que os mesmos comecem já a tratar de preparar os vossos produtos. Todas as encomendas deverão ser feitas através da plataforma Hortee: https://app.hortee.co/, a qual permite visualização de produtos, encomendas e pagamentos online. As encomendas só são finalizadas após o pagamento. Informamos que é necessário garantir a encomenda de 15 cabazes para a realização do mercado. Assim, caso as encomendas atinjam esses valores, os produtores confirmarão os cabazes e o pagamento ficará disponível.

Cabaz FEUP

O Cabaz FEUP do próximo dia 21 de março contém produtos no valor total de 20€ e inclui:

Fruta (10€)

• Tangerina;
  • Laranja;
  • Maçã;
  • Limão;

Legumes (10€)

• Alho francês;
  • Espinafre;
  • Couve coração ou Couve Galega;
  • Alface verde e roxa;
  • Abóbora manteiga;
  • Salsa ou Coentros.

NOTA 1: Alguns produtos podem sofrer alterações consoante a disponibilidade, pelo que deverá ser encomendado o quanto antes.

NOTA 2: Pode ser comunicado, após a encomenda, pequenas alterações de produtos caso não seja da sua preferência 1 dos produtos que compõem o cabaz, através do chat direto com o produtor, usando para tal o campo observações.

Meio cabaz FEUP

É um cabaz com menos quantidade mas com a mesma frescura e ingredientes, para famílias mais pequenas ou pessoas sozinhas ou com pouco apetite!

Ao escolher o cabaz FEUP, vai ver a opção de 12€ e a de 20€, que é o meio-cabaz ou o cabaz completo respetivamente.

Cogumelos

Os cogumelos deverão ser encomendados à parte, uma vez que não é garantida o seu crescimento a tempo dada as baixas temperaturas. Recomendamos encomendar rapidamente para o produtor já saber com o que contar.

Como encomendar o Cabaz FEUP e até quando?

Na aplicação Hortee, acedendo ao mercado FEUP na página inicial, poderá escolher o produto Cabaz FEUP, que está com o valor indicado de 20€. Após selecionar o produto, deverá terminar a encomenda e escolher o ponto de entrega. Ao selecionar a FEUP verá que esse valor sofre um desconto Good Food HUBs de 12%, pelo que o preço final a pagar será 21,60€, que são os 20€ dos produtos mais taxas da Hortee.

No caso de encomendar o cabaz FEUP, só efetuará uma vez o pagamento da totalidade do cabaz. Se encomendar cogumelos deverá fazer dois pagamentos, um pelo cabaz e outro pelos cogumelos.

As encomendas deverão ser feitas até ao dia 14 de março, pelas 23:59.

Como construir o meu próprio cabaz?

Então mas se não quiser o cabaz FEUP pré-definido, posso ter um cabaz próprio feito à minha vontade? Pode sim.

A aplicação Hortee é um Marketplace de produtos frescos, que tenta simular a ida às compras a um qualquer mercado.

Para fazer o seu próprio cabaz, deverá aceder ao mercado FEUP na página inicial da aplicação e a partir daí escolher quantos produtos quiser e as quantidades respetivas. No final, deverá confirmar as encomendas a cada produtor e fazer os respetivos pagamentos (1 pagamento por produtor) após o produtor confirmar a disponibilidade.

Pode ainda adquirir o cabaz FEUP e complementar o mesmo com outros produtos que queira.

As encomendas mínimas a cada produtor são de 5€ e deverão ser feitas até ao dia 15 de fevereiro, pelas 23:59.

Sugestão Good Food HUBs

Alguns produtos não estão disponíveis na aplicação mas estão disponíveis pelos cabazes. Isto é uma opção de alguns produtores uma vez que a encomenda de cabazes facilita as operações, a organização das encomendas e a preparação das entregas. Para além disso, o valor dos produtos dos cabazes normalmente é superior ao que os consumidores pagam, uma vez que os produtores adicionam produtos em maior quantidade ou outros produtos que têm disponíveis ou que são excedentes.

A aquisição por cabazes fortalece ainda a relação produtor-consumidor e melhora a experiência de aquisição de produtos biológicos, uma vez que tem maior variedade de produtos e desafia um consumo criativo, como novos produtos e novas combinações.

A sugestão é que seja adquirido o cabaz FEUP e, caso haja 1 produto que não se goste, pedir diretamente ao produtor para avaliar a possibilidade de o trocar. O objetivo é deixar-se levar pela experiência da alimentação biológica diretamente do prado ao prato. A funcionalidade de comunicar com o produtor está prevista na Hortee, através do campo observações da encomenda.