Foi realizado um estudo preliminar às Instituições de Ensino Portuguesas, com o objetivo de recolher dados de mobilidade e, futuramente, pretende-se repetir o estudo de forma bienal. O trabalho envolveu um número limitado de instituições de ensino superior e nem todas as instituições contatadas aceitaram participar. Os dados foram recolhidos por meio de respostas online no primeiro semestre de 2022, com respostas de mais de 4.000 pessoas de uma população total de aproximadamente 180.000. Apesar das limitações de amostragem, o estudo fornece uma primeira compreensão dos hábitos de mobilidade da comunidade acadêmica, tanto alunos quanto funcionários.

De acordo com o estudo e tal como expectável, o automóvel é o meio de transporte mais utilizado para deslocações às instituições de ensino superior, seguido do transporte público. A maioria das viagens demora menos de 30 minutos, com um número considerável sendo inferior a 5 km, sugerindo uma oportunidade para modos como a bicicleta substituírem as viagens de carro. O inquérito envolveu alunos e funcionários, tendo a amostra global uma representação semelhante de funcionários (51%) e alunos (49%). Entre os alunos, a maioria frequenta cursos de licenciatura ou mestrado integrado, enquanto que os funcionários na sua maioria são docentes.