Foto, Mr. Alexander Ellis

Entrevista a Alexander Ellis, Embaixador Britânico em Portugal.

MIETE: Ficamos extremamente honrados que uma empresa saída do MIETE tenha sido premiada pelo UK Trade & Investment. Mais do que saber a motivação para o prémio, que foi certamente o mérito do projecto e dos seus lideres, gostaria de perguntar quais os canais que podem ser usados pelos empreendedores e empresários portugueses para melhorar o seu conhecimento do mercado no Reino-Unido, assim como sobre o comercio externo Britânico.

Alexander Ellis: Foi um prazer galardoar um projecto como a Tomorrow Options, um excelente exemplo de inovação e empreendedorismo, o que lhe tem garantido o máximo apoio de todas os departamentos e organizações que no Reino Unido apoiam os novos projectos de investimento.
Esta é uma das missões do UK Trade & Investment, que para além de apoiar as empresas britânicas nos seus projectos de expansão comercial no mercado internacional, também disponibiliza serviços de apoio às empresas e projectos que pretendam investir no mercado britânico. Neste sentido, apoiaremos com especial interesse projectos que contribuam para assegurar a competitividade do mercado britânico e a sua contínua evolução em termos tecnológicos. A atracção de projectos com forte componente de I&D é por isso uma das nossas prioridades, o que nos leva a avaliar os projectos, muitas vezes na perspectiva do enorme potencial da tecnologia envolvida, independentemente da dimensão do promotor e/ou empresa.
Temos alguns programas específicos de apoio à identificação de parceiros tecnológicos no Reino Unido, o Global Partnerships, assim como um programa ainda mais específico, o Global Entrepreneurs, que se destina a identificar empreendedores que tenham um projecto e que estejam dispostos a considerar o Reino Unido para aí desenvolver o seu projecto de raiz . O programa Softlandings é um outro tipo de iniciativa com orientação sectorial que visa dar a oportunidade a visitar science parks e agências regionais de apoio ao investimento no Reino Unido. Mas sobretudo, e mais importante dos que todos estes programas, é sem dúvida a possibilidade dos empreendedores portugueses poderem contar com a disponibilidade de uma equipa, que irá sugerir e garantir o acesso aos contactos mais relevantes para cada projecto.

MIETE: O Empreendedorismo e’ um tema com cada vez maior importância na Europa. Como é que o Sr. Embaixador vê a promoção da colaboração entre o Reino Unido e Portugal neste âmbito? Em particular, com é que a vê materializar-se num curso tão especifico como o MIETE?

Alexander Ellis: Os níveis de empreendedorismo na Europa apresentam ainda algumas disparidades, sendo em regra inferior ao verificado nos Estados Unidos. De acordo com o último relatório do GEM-Global Entrepreneurship Monitor relativo a Portugal (2004), o país encontrava -se em 13º lugar num ranking de 16 países UE, o que significa que há ainda uma grande margem para evolução. O empreendedorismo é sem dúvida, um indicador de dinamismo económico, pelo que significa em termos de criação de emprego e riqueza para o país. Penso que há em Portugal um espirito empreendedor que é importante de promover. Da parte dos nossos colegas em Londres, responsáveis pelo apoio ao investimento a projectos provenientes de todo o mundo, tem sido constante o reconhecimento da qualidade dos projectos e tecnologias provenientes de Portugal!
Sabemos que um dos factores mais determinantes para a promoção de um espírito empreendedor é o sistema de educação, pelo que a existência de cursos como o MIETE só poderá ter um impacto positivo. Em termos da ligação com o Reino Unido, poderá obviamente haver oportunidade para a realização de parcerias com cursos e/ou iniciativas também com um enfoque na vertente do empreendedorismo.
Gostaria ainda de adiantar que sendo a aversão ao risco um dos maiores obstáculos ao empreendedorismo, posso afirmar que um dos aspectos que pode ajudar os empreendedores a minimizar os riscos é precisamente assegurarem-se de que estão a ser aconselhados e apoiados pelas entidades que estão vocacionadas para tal, como é o caso do UK Trade & Investment.

O MIETE agradece a Alexander Ellis, Embaixador do Reino Unido em Portugal, a sua disponibilidade para esta entrevista, que muito nos honra.

21 de Maio de 2009

Ligações úties: